Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Que curso devo fazer: Nutrição ou Farmácia?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 11 jul 2017, 17h58 - Publicado em 27 fev 2012, 13h38

Estou em duvida entre nutrição e farmácia. Qual seria a carreira mais promissora? Gosto muito do assunto alimentos e sua relação com a saúde humana. E dentro da ciência farmacêutica me interesso por cosmetologia. O que fazer? Desde já agradeço a atenção, obrigada!
Enviado por Sarah Haline Clemente

As tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. Há diversas variáveis que influenciam o mercado de trabalho e a remuneração, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras.

As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos. De outra forma, a atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem como permitir que uma pessoa desponte nesta profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.

As carreiras apontadas participam de universos diferentes quanto a seus objetivos. Nutrição encontra-se no grupo de profissões ligadas à promoção do bem-estar humano, como Fisioterapia, Medicina, Psicologia, entre outras. Este profissional pode tanto cuidar da alimentação adequada de forma indireta (junto a cozinhas industriais, em hospitais) como diretamente, no aconselhamento alimentar de clientes com necessidades específicas.

Já o Farmacêutico-bioquímico orienta-se à pesquisa de novos produtos (em geral em ambiente laboratorial) e ao controle dos processos produtivos de remédios e cosméticos ou em análises clínicas e toxicológicas. Pode também atuar junto à indústria alimentícia, no controle da qualidade de matérias primas e do produto final.

Para realizar sua escolha, faça o seguinte percurso: pesquise detalhadamente cada profissão. Amplie seu conhecimento das profissões que considere próximas, como Engenharia de Alimentos ou Biotecnologia. Uma leitura das descrições das profissões que constam da seção Profissões e Universidades deste site lhe auxiliará nesta tarefa.

Só então parta para a análise de mercado, campo e remuneração das profissões elencadas. Isto pode ser feito por meio de publicações especializadas como manuais sobre profissões como o Guia do Estudante, sites de associações profissionais e do site www.salariometro.sp.gov.br, que traz dados oficiais sobre emprego e salários.

 

Continua após a publicidade

Publicidade