logo-ge

Que curso devo fazer para chegar à Neurociência?

Orientador profissional esclarece

Eu quero me formar em Neurociência, e o único caminho para mim em graduação para poder chegar lá era Medicina e Psicologia. Se eu me graduar em Ciências Biológicas ou Biofísica, eu conseguiria ir para a Neurosciência?
Enviado por Tatyane Andrade

Leia também
– Posso cursar Biologia e trabalhar com neurociência?
– Posso cursar publicidade e me especializar em Neurociência?

O estudo do funcionamento do sistema nervoso central e dos temas da Neurociência – em especial as capacidades de aprendizagem, a organização de informações, a memória, a manutenção e alteração de comportamentos e o controle e manifestação das emoções – pode ocorrer por diversos caminhos: desde sua estrutura básica (o cérebro e suas funções), a partir da Medicina (em especial a Neurologia e a Psiquiatria), passando pelo funcionamento e/ou disfunções eletrobioquímicas do cérebro, recuperação de funções perdidas por traumas físicos ou ocasionados por doenças, identificação de regiões no córtex cerebral responsáveis por determinadas funções (como a fala, a memória, a discriminação de informações etc.), a relação entre os estímulos ambientais e o desenvolvimento da inteligência, o papel das emoções nas relações humanas. Enfim, há um enorme conjunto de temas a serem pesquisados e possíveis aplicações para tal conhecimento.

Além de Psicologia MedicinaFarmácia, Bioquímica, Biofísica, Biomedicina eBiologia também podem representar seu ingresso neste importante e difícil campo do saber. Como primeiro passo escolha, o curso de graduação, identificando a forma pela qual você pretende abordar o tema.

Outra opção é fazer a graduação em Neurociência, oferecida pela Universidade Federal do ABC. O ingresso nesse curso, no entanto, ocorre por meio do bacharelado interdisciplinar de Ciência e Tecnologia.

Ao mesmo tempo, procure pesquisar e analisar a estrutura curricular dos cursos de especialização e/ou mestrado em Neurociências, o que pode lhe ajudar na tarefa. Para outras informações, acesse os sites http://www.sbnec.org.br/site/ (Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento) e http://www.neurociencias.org.br/.