logo-ge

“Que curso fazer?”

Orientador profissional esclarece

Olá… Bom, eu não sei ainda que curso fazer, mas eu gosto de Vendas, de liderança. O mundo dos negócios me encanta, e para o futuro eu tenho o objetivo de me tornar empresário. Estou indeciso em qual desses cursos fazer, Engenharia de produção, Administração, Marketing ou Economia. Qual desses vai se encaixar melhor ao meu perfil?
Enviado por Danilo

No Brasil existe uma tradição (bastante questionável) de pensar a formação profissional diretamente ligada ao trabalho e ao seu mercado. Na maioria dos outros países não é bem assim. A formação universitária muitas vezes é vista como etapa de formação geral que permitirá uma especialização posterior. Os cursos de Pós Graduação denominados de MBA (Master of Business Administration) no estrangeiro tem esta função. Ajudar a pessoa a desenvolver um conhecimento especializado e específico para que possa bem desenvolver seu trabalho, depois de uma graduação mais generalista.

Não há, no nosso entender, um curso que melhor prepare para as funções e atividades que pretende exercer. As profissões citadas são bons caminhos para o que almeja. Perceba, entretanto que todas as profissões são da área de Humanas menos Engenharia de Produção que é uma profissão da área de Exatas. Preste atenção porque Engenharia de Produção não é uma Administração disfarçada.

Para bem exercer o que pretende você vai necessitar de conhecimentos de todas as áreas citadas, administração, marketing, economia e outras ainda que precisa descobrir (por exemplo, psicologia, sociologia, estatística, história, geografia, política). Assim a escolha de um curso sempre irá demandar formações outras que você vai precisar conquistar, quer através de cursos, quer pela própria vivência profissional.