logo-ge

Que profissão causa menos estresse em quem tem transtornos psicológicos?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Sofro de esquizofrenia e alguns psicólogos me aconselharam a buscar profissões que não causem muito estresse. Gosto de Direito, Engenharia e Robótica, mas não sei qual carreira seguir.

Lídia Gianini

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Lídia,

É difícil avaliar o nível de estresse de uma carreira ou curso. É necessário mesmo que o seu psicólogo te ajude nessa escolha. 

O que podemos te dizer é que você pode pensar em cursos mais técnicos/especialistas, pois o nível de interação com pessoas pode ser menor. Tente escolher cursos em que depois você possa trabalhar de forma mais introspectiva e ter menos interferência do mundo externo. Dentro das opções que você citou, acredito que a robótica esteja mais dentro dessa perspectiva. 

Veja também

Áreas de pesquisa e Tecnologia da Informação são exemplos de profissões que você pode ter opções de trabalhar de forma mais específica e com menos interação externa. 

De qualquer forma, te aconselho a conversar novamente com o seu psicólogo para entender melhor suas limitações e desejos. 

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).