Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quem quer trabalhar em editora de livros deve estudar o quê?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Por Redação Atualizado em 6 nov 2019, 15h03 - Publicado em 4 nov 2019, 16h11

Olá! Tenho uma dúvida, quero me formar em Jornalismo, porém tenho imensa vontade de trabalhar em alguma editora de livros, até mesmo, se for o caso, como escritora. Tenho uma grande paixão por escrever novas histórias. Há algum problema em se formar nessa área e trabalhar com isso ou não?

Yasmin Vitoria

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Yasmin, 

O mercado de livros é um mercado em transformação. Por conta da expansão dos livros eletrônicos (e-books) e da independência dos autores, cada vez mais se abrem as opções para não se precisar de uma editora. 

Para ser escritora de uma editora em geral você trabalha por meio de contratos, recebendo uma parcela antes do livro e o resto depois, na forma de direitos autorais. Mas é possível trabalhar dentro de uma editora, com vínculo empregatício. Você pode, por exemplo, ser uma editora de livros, a pessoa que trabalhar diretamente com os autores e os direciona e auxilia com os textos finais, seja para melhorar histórias, personagens, descrições seja para aprimorar o uso do português, aplicar padrões de escrita etc.

Fazer a faculdade de Jornalismo também pode ser um passo importante para você começar a entrar nessa área e conseguir enxergar possibilidades de crescimento, uma vez que nessa graduação você desenvolve sua escrita, tem acesso a uma série de autores e aprende a se comunicar com públicos grandes e específicos. Essa é uma faculdade bastante ampla o que te dará diversos caminhos para seguir posteriormente, mesmo que seja na área ou não. 

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

 

Continua após a publicidade
Publicidade