logo-ge

Quero Arquitetura mas tenho dificuldade em exatas. Devo seguir na escolha?

Orientador profissional esclarece

Tenho 16 anos e tiro meu dinheirinho vendendo desenhos realistas. Tenho muita facilidade com artes, mas não tenho paciência com exatas… Gosto bastante da Arquitetura brasileira, mas tenho medo de ingressar no curso e me perder dentro dele. Mesmo com esse problema nas exatas, tenho como seguir uma carreira dentro da Arquitetura?
Enviado por Lucas

O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto a matemática e física (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, geometria, topografia, computação gráfica, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) como da área de “humanas”, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões) e desenho.

Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.

A relativa carga de disciplinas ligadas a cálculo se deve à necessidade que o arquiteto tem de considerar possibilidades e limites principalmente na área da construção civil. No entanto quando atua neste setor, em geral compartilha responsabilidades com o engenheiro civil, ficando a cargo deste o projeto estrutural, que envolve maior domínio das disciplinas ligadas a cálculo e física.

Considere que as eventuais dificuldades ligadas a determinadas disciplinas podem ser superadas com maior empenho e ajuda de colegas e grupos de estudo. Para avançar em sua decisão, pesquise as possibilidades de trabalho e o cotidiano do profissional de arquitetura, além de investigar não apenas o nome das disciplinas mas também o conteúdo das matérias lecionadas na graduação. A USP disponibiliza estes conteúdos neste link. Além disso, você pode procurar vídeos na internet que tratam da profissão do arquiteto.

Leia mais:
– Arquitetura é a carreira certa para você?
– Veja como é o dia a dia de uma arquiteta