Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Quero fazer 8 cursos. Por onde começar?

Nossa orientação profissional responde

Por da redação Atualizado em 25 jul 2017, 16h51 - Publicado em 25 jul 2017, 16h50

Olá! Quero fazer oito cursos – sim, oito (psicologia, ciências sociais, filosofia, matemática, física, química, biologia e música). Por onde eu começo? Quanto tempo levaria para fazer todos esses cursos (com aproveitamento de crédito)? Compensa fazer isso tudo?

Gabriel

Ops! Quantos cursos, Gabriel! Vamos entender de onde vem tanta vontade assim? Algumas perguntas e tarefas podem ajudá-lo a selecionar e priorizar.

1. Primeiro organize seu raciocínio. Faça uma tabela com os 8 cursos (um do lado do outro). Preencha para um por um o (s) motivo (s) de querer fazer cada curso. Encontre no mínimo um motivo para cada um. Na linha seguinte da tabela coloque o que você imagina serem as atividades legais e recorrentes de cada profissão. Na próxima, preencha com os afazeres chatos.

2. Agora pontue cada caixinha de 1 a 8, sendo 1 o que você menos gosta e o 8 o que mais gosta. Some os pontos de cada carreira e chegue no total. Quanto maior a pontuação, mais coerente a carreira será para você.

3. Defina sua linha de corte. Quantas carreiras podem ser desempenhadas ao mesmo tempo? Aqui podia existir mágica, mas o dia segue tendo 24 horas. Então é uma questão de quantos cursos você consegue fazer ao mesmo tempo, considerando as aulas, atividades práticas e trabalho simultâneo ou estágios obrigatórios. Além disso há o investimento financeiro, se ele for um limitador para você.

Há muito mais do que só a graduação para aprender e evoluir intelectualmente. Depois da faculdade existem outras modalidades de estudo que podem complementar sua formação exigindo um tempo menor. Informe-se sobre cursos de pós-graduação e cursos livres, por exemplo. 

 

  • People & Results

    Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
    (A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).

    Continua após a publicidade
    Publicidade