logo-ge

“Quero fazer Medicina, mas tenho ranço de algumas doenças”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Quero fazer Medicina, mas tenho um pouco de ranço de algumas doenças. Será que é melhor desistir da ideia?

Izabela Pereira

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Oi, Izabela, tudo bem?

Primeiramente, é importante nesse caso você pesquisar mais sobre o curso de Medicina, quais suas disciplinas, forma de estágio e profundidade.

Lembre-se que esse é um curso que não fará diferença entre doenças, uma vez que você terá que se formar em Clínica Geral. Somente depois, na residência, que você poderá escolher especificamente sua área de atuação e especialidade. Aí sim poderá escolher determinadas doenças com as quais não trabalhar. Porém, no início, você terá que lidar com todas as situações possíveis para o seu aprendizado.

Minha recomendação é que você faça uma pesquisa com médicos que você conhece e pergunte para eles: sobre o curso, o que eles viram, como era a dinâmica das aulas e seus temas. Isso lhe trará mais conforto e segurança para tomar essa decisão e minimizará o problema que muitos passam, desistindo logo no primeiro ano.

Depois disso, faça uma reflexão se você conseguirá reter todo esse aprendizado mesmo tendo alguma limitação. Se você confirmar que sim, você consegue, então siga em frente e corra atrás de seu sonho. Se você perceber que não será possível, não se frustre. Busque outra carreira que você também se identifique e siga em frente, mudar de ideia é natural nessa fase portanto siga em frente.

Um abraço,

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).