Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quero ser degustadora. Que curso posso fazer?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h43 - Publicado em 17 mar 2014, 18h33

Quero seguir carreira de degustador, mas não sei por onde começar. Fazer uma faculdade de Gastronomia é um bom começo? E depois da faculdade, que cursos devo fazer? O Brasil tem boas escolas de degustação?
Enviado por Heloísa

Não há curso de graduação no Brasil que prepare este profissional. Sua formação ocorre no envolvimento prático direto com a atividade ou por meio da realização de cursos promovidos por entidades (sindicatos, associações) ou empresas ligadas a determinados setores como vinícola, cafeeiro, de tabaco, cervejeiro, de whiskies e até mesmo de água mineral.

O degustador é o especialista na análise de determinado tipo de produto. Basicamente ele passa o dia provando e identificando diferentes mostras do produto em que se especializou. O curso de Gastronomia oferece outras perspectivas, como a análise das composições entre diferentes tipos de alimentos.

A rotina de trabalho do gastrônomo é bem diferente também, pois ele trabalha fundamentalmente em cozinhas de restaurantes construindo menus, experimentando novas receitas e combinações, acompanhando e/ ou gerenciando o processo de cocção. No entanto, nada impede que um gastrônomo seja também um estudioso e especialista em vinhos, por exemplo.

Se você se interessa pelas questões ligadas ao bom paladar, pesquise a graduação em Gastronomia e identifique se há elementos atrativos no curso e no cotidiano profissional. Paralelamente, realize uma busca na internet sobre cursos de degustação.

Leia mais:
– Já pensou em Gastronomia?
– Como escolher uma faculdade?

Continua após a publicidade
Publicidade