logo-ge

Quero trabalhar com Direitos Humanos! Qual o melhor curso para mim?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de trabalhar com Direitos Humanos e poder atuar em organizações internacionais, como a ONU. Qual a melhor opção de curso: Ciências Sociais, Serviço Social ou Relações Internacionais?

A formação em Relações Internacionais contempla conhecimentos ligados às ciências humanas nos campos do direito, economia, militar, sociologia e antropologia. Sua atuação volta-se para a análise, planejamento e condução de negociações estratégicas entre empresas e instituições de diferentes países.

Esta formação é pertinente para quem pretende lidar com questões ligadas à garantia dos Direitos Humanos. Considere, no entanto, que esta é ainda uma profissão relativamente recente (pouco mais de 20 anos) e que as melhores oportunidades para seu exercício encontram-se em empresas privadas, operando este profissional como mediador de transações comerciais e de negócios em gera e relacionamento da empresa com o.governo.

Um fato que deve ser observado é que diferentes universidades apresentam ênfases maiores em suas grades curriculares nos aspectos econômicos e outras nos políticos. Considere que o domínio de uma ou mais línguas além da nativa é um requisito indispensável nesta profissão. Durante o curso o estudante deve provar proficiência em inglês e outra língua.

A graduação em Ciências Sociais forma o profissional dirigido à pesquisa e desenvolvimento de novos conhecimentos relacionados ao funcionamento da sociedade, ou seja, à compreensão da dinâmica de grupos, organizações e instituições sociais. Pesquisa e analisa aspectos políticos, econômicos, culturais, próprios a cada sociedade.

O cientista social pode habilitar-se em uma entre três habilitações possíveis: Sociologia, Ciências Políticas e Antropologia. Há também áreas específicas nas quais pode se especializar, como sociologia da educação, das relações de gênero, do trabalho, da violência, etc. O cientista social pode sim envolver-se com a questão dos Direitos Humanos.

O assistente social, formado pelo curso de Serviço Social, tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. É uma profissão de cunho assistencial, ou seja, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência.

Profissionais de diversas formações encontram lugar na Organização da Nações Unidas. Informações detalhadas sobre as vagas e forma de seleção podem ser acessadas neste site.

Você não citou, mas os profissionais do Direito também podem trabalhar com Direitos Humanos. De outra forma, você também poderá realizar suas expectativas quanto a ajudar outras pessoas em órgãos públicos, ONGs e mesmo como autônomo ou empregado da iniciativa privada.

Leia mais:
– TESTE: Ciências Sociais é para mim?
Conheça os 17 cursos de Ciências Sociais e Humanas