Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quero trabalhar em editoriais de Moda. Que curso faço?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 14 abr 2014, 17h19

Gostaria de cursar Moda, mas não tenho interesse de seguir como estilista, e sim como produtora de editoriais ou editora em revistas da área. Como é esse mercado de trabalho atualmente no Brasil? Para trabalhar como editora seria necessária a formação em Jornalismo?
Enviado por Suzana

O curso de Moda prepara o profissional para atuar desde a concepção e divulgação das vestimenta, passando pelo processo de produção. Não se dedica ao desenvolvimento de habilidades e conhecimentos dirigidos à produção de matérias jornalísticas.

É possível buscar cursos de extensão ou de especialização posteriormente nesta área, mas você encontraria dificuldades de ingressar no meio jornalístico; seria necessário um grande destaque na área da moda para abrir portas nesse sentido.

Portanto, se você pretende ser editora ou analista de moda o curso mais indicado seria Jornalismo. Durante a graduação você pode procurar estágios em sua área de interesse e especializar-se posteriormente em assuntos ligados a moda. Atualmente no Brasil não é obrigatório – porém desejável – o diploma de graduação em Jornalismo para exercer esta profissão.

Há décadas a obrigatoriedade do diploma é discutida e é possível que o quadro se reverta, ou seja, que ele passe a ser exigido. De toda forma, o curso qualifica o profissional quanto a pesquisas dirigidas para a construção de matérias, fornece elementos para a boa construção do texto informativo/analítico, otimiza a capacidade de comunicação.

Busque mais informações sobre as áreas de atuação do profissional de Moda (na seção “Profissões e Universidades” deste site), pesquise as grades curriculares dos dois cursos apontados para começar o aprofundamento de seu processo de escolha.

Leia mais:
– Moda é o meu curso?
– Você está seguro de que Jornalismo é mesmo seu futuro?

Continua após a publicidade
Publicidade