logo-ge

Química ou Engenharia Química?

Orientador profissional esclarece

Gosto muito de química e matemática no colégio e estou em dúvida entre Química e Engenharia Química. É verdade que Química é mais voltado para quem quer dar aulas? Onde cada área atua especificamente?
Enviado por Letícia M.

O curso de Química não se dirige para a formação do professor apenas. O químico é um profissional fundamental em indústrias tais como a petroquímica, agroindústrias, de alimentos, têxtil, de cosméticos e perfumes, por exemplo. Nestas áreas ele pesquisa novos materiais, controla processos de transformação e a qualidade de produtos, entre outras atividades. Diante de variações de mercado, muitos graduados buscam a atividade docente, mas a indústria química brasileira é uma das maiores do mundo.

Já o profissional de Engenharia Química executa atividades parecidas, mais no planejamento que na operacionalização dos processos químicos. Ele desenvolve novos produtos e avalia sua viabilidade econômica e técnica, bem como projeta máquinas, equipamentos e instalações. Pode também gerenciar equipes e o processo de produção. O curso de graduação de Engenharia Química dura cinco anos, enquanto que o de Química dura quatro.

Você conseguirá identificar melhor as diferenças comparando as grades curriculares dos curso, pesquisando em sites de universidades e consultando o Guia de Profissões do GUIA.