logo-ge

Será que sou boa o suficiente para cursar Medicina?

Orientador profissional esclarece

Certamente eu e outras milhares de pessoas tem algo em mente na hora de escolher uma profissão. Eu gosto da faculdade de Medicina, na qual posso ajudar outras pessoas, mas às vezes tenho dúvidas se isso é o certo, pois tenho medo de que eu não seja boa o suficiente para ser uma boa médica. E, além disso, tenho que ir muito bem no vestibular, o que acaba me deixando com um pouco de receio. Será que a faculdade de Medicina é ideal para mim?
Enviado por Vanessa Albuquerque

Não há um “curso ideal” para cada pessoa. Toda escolha envolve algum grau de risco, que pode e deve ser diminuído pela análise consciente do maior número de variáveis nele envolvido. Além disso, as pessoas mudam ao longo do tempo, inclusive pelas escolhas que realizaram e ambientes, rotinas, contatos com outras pessoas derivados dessas escolhas.

– Saiba mais sobre o curso de Medicina na Guia de Profissões do GE

Algum grau de ansiedade, muitas vezes percebida como insegurança, é importante no momento da escolha, pois ele indica motivação e a como o sujeito está valorizando o momento. Para que esta ansiedade não a prejudique é importante que você busque esclarecer os conceitos com que trabalha. Por exemplo: o que é “ser boa suficiente” para você? É ter desprendimento e personalidade altruísta, ou seja, voltada para o bem-estar dos outros mesmo que tenha que abrir mão de seu conforto? É ser capaz de se dedicar profundamente aos estudos e/ou ao trabalho? É ser uma grande especialista, com vasto conhecimento acumulado?

Considere que qualquer que seja o critério, os elementos apontados podem ser desenvolvidos durante a graduação e pela vida toda. Por outro lado, como saber o que é “suficiente” antes de experimentar realmente as exigências? Talvez não há como saber. Somente um “ato de coragem” permitirá a você responder e a enfrentar os desafios.

Leia mais:
– Medicina é mesmo a minha opção?
– Medicina foi a escolha certa para mim?

– Gosto de matérias de biológicas. Que curso devo fazer?