Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Sou muito criativa, mas péssima em matemática: posso cursar Arquitetura?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h43 - Publicado em 18 jun 2013, 18h13

Sou formada em Direito, e não me vejo atuando na área, pois sou muito dinâmica e acho o trabalho do advogado burocrático e repetitivo (já estagiei em vários setores), e acho que nessa área acabo desperdiçando toda minha criatividade. Sou muito boa em desenho e sou bastante criativa, adoro decoração e penso em cursar arquitetura pois ainda sou nova, e quero atuar numa área que tenha mais a ver comigo. A minha dúvida é que eu não gosto (e não lembro) de matemática e física, será que ter criatividade e senso estético é mais importante do que saber calcular no curso de Arquitetura?Enviado por Renata Sá

O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto a matemática e física (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, geometria, topografia, computação gráfica, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) como da área de “humanas”, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões). Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.

– Saiba tudo sobre o curso e a carreira de Arquitetura e Urbanismo

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A relativa carga de disciplinas ligadas a cálculo se deve à necessidade que o arquiteto tem de considerar possibilidades e limites principalmente na área da construção civil. No entanto quando atua neste setor, em geral compartilha responsabilidades com o engenheiro civil, ficando a cargo deste o projeto estrutural, que envolve maior domínio das disciplinas ligadas a cálculo e física.

Considere que as eventuais dificuldades ligadas a determinadas disciplinas podem ser superadas com maior empenho e ajuda de colegas e grupos de estudo. Para avançar em sua decisão, pesquise extensamente as possibilidades de trabalho e o cotidiano do profissional de arquitetura, além de investigar não apenas o nome das disciplinas mas também o conteúdo das matérias lecionadas na graduação. A USP disponibiliza estes conteúdos nesse link.

Leia mais:
– Será que faço bacharelado em Arquitetura ou curso técnico de Design de Interiores?
– Veja o dia a dia de um arquiteto na série de vídeos Na Real
– Veja nessa entrevista como é o curso e a carreira de Arquitetura e Urbanismo

Publicidade
Sou muito criativa, mas péssima em matemática: posso cursar Arquitetura?
Mundo do Trabalho
Sou muito criativa, mas péssima em matemática: posso cursar Arquitetura?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.