logo-ge

“Tenho 42 anos, sou formada em Turismo, mas não consigo emprego na área”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Boa tarde! Tenho 42 anos, sou formada em Turismo, com ênfase em Hotelaria e Eventos, mas até o momento ainda não consegui uma oportunidade, nem mesmo em agências de turismo online, para atendimento ao Call Center. Não sei se minha aparência não condiz com o que as empresas buscam, ou se minha idade não ajuda, em face de tantos novinhos que estão começando, ou não sei quais critérios tais empresas adotam na hora de selecionar seus futuros colaboradores. O que sei é que sou visivelmente frustrada por ter que fazer algo que não me motiva em nenhum sentido, que é atendimento a produto terceirizado e tendo tão pouca remuneração. Dê orientações de como devo proceder, por gentileza! De antemão agradeço a atenção!

Solange Silva

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Solange, tudo bem?

São muitas as possibilidades que podem explicar por que você não está avançando em sua área de formação. Algumas você já citou, mas podem ter outros filtros no processo seletivo que você não tenha percebido mesmo. Por isso, acho que valem duas dicas para seu processo:

Muitas vezes, para entrar numa área nova (onde não se tem experiência), é necessário fazer um passo de transição que é buscar oportunidades de aprendizado como forma de experiência, às vezes até não remunerada, como forma de você mostrar seu valor e ao mesmo tempo aprender sobre a profissão. Busque amigos que te deem a oportunidade de fazer um estágio para aprender. 

Outra dica importante é você começar a buscar conversar mais pessoalmente com pessoas da área, fazer contatos para que as pessoas ao seu redor saibam que você está em busca de um novo desafio. A maioria dos processos somente online não são efetivos, pois 60% das vagas são fechadas por meio de indicações. Então investir em conversas com todas as pessoas que você conhece independente da área vai ajudar você a expandir seus contatos e aumentar as chances de indicação na sua área. 

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).