logo-ge

Testes vocacionais apontam uma área, mas prefiro outra. E agora?

Orientador profissional esclarece

Os testes vocacionais apontam que eu devo optar pela área de comunicação, pois me expresso bem e gosto da liderança. Porém, gosto muito da área da saúde e gostaria de trabalhar nela, mas tenho medo de não ser o meu forte.
Enviado por Graziele

Os testes vocacionais têm importância apenas relativa. Muitos deles contribuem pouco para sua reflexão; outros apenas indicam características muito genéricas e atuais de quem se submete a eles (e nós mudamos ao longo do tempo…).

Muitas outras variáveis estão envolvidas no processo de escolha de uma profissão. Veja, por exemplo, que a indicação que você recebeu foi por uma área, mas seu interesse é por outra – o que está “mais certo”?

Além disso, expressar-se bem e interessar-se por liderar equipes são carcaterísticas que são importantes em inúmeras profissões, senão em todas na atual dinâmica do trabalho em nossa sociedade, como apontam os analistas de recursos humanos.

Nossa sugestão é que você mesma construa sua escolha: amplie a investigação sobre suas características e interesses, bem como das profissões e da dinâmica do trabalho na sociedade.