logo-ge

Timidez e carreiras de Humanas não combinam?

Orientador profissional esclarece

Sempre tive muita facilidade com matérias de Humanas, já até pensei em fazer Direito. Porém, sou tímida e tenho medo que isso atrapalhe a minha carreira. Não quero nada em Exatas por ter dificuldade em matemática. Será que uma carreira na área de Biológicas, que parece não exigir tanta desenvoltura de seus profissionais, é mais adequada ao meu perfil?
Enviado por Beatriz Castro Meadcliff

É comum que se pense que há certos tipos de personalidades mais adequadas a determinadas profissões. Nossa posição é que esta é uma ideia equivocada. Todas as profissões admitem diferentes estilos pessoais, inclusive porque oferecem várias áreas de atuação, bem como passam por transformações constantemente. Veja que, depois de muita luta social, temos hoje em andamento um processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais, que têm cada vez mais oportunidades de romper com estereótipos e preconceitos.

Você deve se ocupar menos de pensar sobre sua timidez e pesquisar as profissões em função de seus objetos de trabalho, dos valores e interesses pessoais que você poderá desenvolver.

A partir destes elementos, pesquise as diversas áreas e formas de atuação. Por fim, considere que as pessoas, assim como as profissões, mudam ao longo da história. Você poderá mudar características que eventualmente lhe incomodam, lançando mão da ajuda de especialistas se necessário.

Leia mais:
– Humanas, Exatas ou Biológicas: qual área devo seguir?
– Gosto de matérias de Humanas. Qual profissão posso escolher?