logo-ge

Turismo paga bem e dá estabilidade?

Orientador profissional esclarece

Estava bastante interessado em fazer curso de Turismo, pois moro em Florianópolis, acho o curso interessante e quero algo “relax” que remunere bem. Mas me desanimei ao ler artigos de profissionais da área comentando que o mercado de trabalho é muito precário e que as oportunidades são pequenas e mal renumeradas. Essas informações procedem?
Enviado por Anônimo

Quem disse que uma pessoa que trabalha em Turismo leva uma vida “relax”? É necessário saber que esta área é uma importante “indústria” e assim deve ser tratada.

Deve-se ainda diferenciar “campo de trabalho” de “mercado de trabalho”. “Mercado de trabalho” é a relação real entre procura e oferta de trabalho. Neste sentido, o Turismo ainda está lutando para se profissionalizar no Brasil. “Campo de Trabalho” é o potencial de trabalho numa área que não necessariamente está concretamente transformada em mercado. A área de Turismo tem grande possibilidade de crescer em nosso país, pois existe muito a fazer nesta indústria.

Quanto à garantia de estabilidade financeira, acreditamos que nenhuma profissão possibilite isto a princípio. Estabilidade é algo a ser conquistado e diversas variáveis interferem neste processo. A escolha profissional é apenas uma delas.