logo-ge

Turismo pode ser considerado uma carreira?

Orientador profissional esclarece

Estou querendo fazer faculdade de Turismo, acho super interessante, mas as pessoas têm um certo preconceito e acham que esse curso é uma roubada, que não tem garantia de empregos. Isso é verdade?
Enviado por Taize Ramos Muniz

O Bacharelado em Turismo forma o profissional para a carreira de Turismólogo, profissão reconhecida por lei desde janeiro de 2012. Há também a formação em curso na modalidade tecnológica, denominado Gestão de Turismo.

Esta é uma carreira voltada para a administração dos negócios e elementos que compõem as atividades ligadas a viagens e eventos, sejam elas de lazer, de negócios ou científicas. Ocupa-se dos trâmites quanto à determinação de hotéis, roteiros de viagem, administração de atividades de sustentação administrativa em operadoras de turismo, entre outras atividades (que você pode pesquisar na seção Profissões e universidades deste site).

Como em qualquer profissão, a qualificação profissional é um diferencial para melhores oportunidades. Neste caso, a realização de curso em universidade conceituada, o domínio de outras línguas (que pode ser desenvolvido ao longo da graduação e mesmo posteriormente), o acúmulo de conhecimentos específicos quanto ao setor em que se trabalha, a ampliação da cultura geral e o desenvolvimento de atitudes produtivas no relacionamento interpessoal contribuem para melhores perspectivas.

Eventos de grande porte como a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas poderão alavancar o setor. bem como a posição de destaque brasileiro no campo dos negócios de determinadas regiões do país, podem trazer turistas nacionais e estrangeiros. A recente regulamentação da profissão também pode ser um bom indicador, já que este profissional disputa vagas como pessoas de outras formações.

Pesquise tais informações e entreviste professores e coordenadores de cursos de Turismo para contextualizar melhor sua escolha, conhecendo mais os riscos e possibilidades desta carreira.

Leia mais:
– Teste: Turismo é para você?
– Hotelaria ou Turismo: qual destas carreiras é a mais promissora?
– Veja os 21 melhores cursos de Turismo do Brasil