logo-ge

Vale a pena fazer Engenharia de Minas?

Orientador profissional esclarece

Sou do Rio de Janeiro e teria que ir morar em outro Estado pra cursar este curso. Mas estou em dúvida, pois também tenho gosto por Publicidade. A profissão de Engenheiro de Minas tem riscos? E teria mais estabilidade financeira nela do que na Publicidade?
Enviado por Renata Oliveira

Toda escolha envolve riscos. Há riscos pessoais como idealizar um curso e verificar que é diferente ao realizá-lo, ou de encontrar outros interesses ao longo da vida. Há outros que são inerentes à dinâmica do trabalho na sociedade, como mudanças econômicas gerais ou de setores específicos, introdução de novas tecnologias que tornam superados conhecimentos já desenvolvidos.

As escolhas que uma pessoa realiza envolvem diferentes fatores, como oportunidades concretas que se apresentam para sua realização e intensidade de esforços que ela quer e pode dedicar para o alcance de seus objetivos. De outra forma, a atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem com permitir que uma pessoa desponte nesta profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.

As tendências de mercado devem ser analisadas com cuidado. O quadro atual aponta para boas perspectivas no campo das engenharias diante do processo de desenvolvimento econômico que o país vivencia. Já o mercado publicitário encontra-se estável, com perspectivas melhores no campo de mídias digitais e móveis.

O caminho mais adequado é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida. Tais informações sobre si e sobre as profissões diminuem o risco que, no final do processo, deve ser assumido de forma consciente por meio de um ato de coragem.

Leia mais:
– Engenharia de Minas é o curso certo para você?

– Qual Engenharia combina com você?