logo-ge

Vale a pena investir em Dança?

Orientador profissional esclarece

Faço dança desde pequena e estou a um ano de me formar bailarina. Gostaria de saber se é uma profissão que será valorizada, ou se não vale a pena investir nela (economicamente e profissionalmente), por mais que seja uma coisa que eu goste. Penso em faculdade de Dança, mas não encontro muitos lugares que oferecem o curso.
Enviado por Isabella Silva

As carreiras ligadas às artes dependem do reconhecimento da sociedade da importância do desenvolvimento da cultura. O Brasil avançou nas últimas décadas nesse sentido, mas há muito ainda a percorrer.

Mesmo com as dificuldades encontradas, há companhias de Dança brasileiras reconhecidas inclusive internacionalmente. Existem leis de amparo e fomento à cultura que determinam benefícios fiscais a empresas que patrocinam atividades culturais; se o quadro não é ideal, encontra-se em desenvolvimento.

Nem todos os bailarinos realizam curso superior em dança. Boa parte se forma por meio de cursos “livres”, participação em workshops, e principalmente pela participação em companhias de dança. No entanto a procura por bacharéis tem aumentado, principalmente em função de exigências determinadas pelas leis que regulam o patrocínio.

O salário inicial gira em torno de R$ 1.280,00 para bailarino e R$ 2.630,00 para coreógrafo (fonte: Sinddança SP / Guia do Estudante). Os rendimentos conquistados variam de acordo com a região do país, da projeção da companhia a que o bailarino se filia, da qualificação posterior à graduação, da natureza do corpo de dança (privado ou público), da projeção conquistada pelo bailarino e outras variáveis. Entre em contato com companhias de dança e faça entrevistas com coreógrafos e bailarinos, eles lhe darão referências mais claras e seguras.

Para encontrar cursos superiores (bacharelados e licenciaturas) em sua região, acesse este link e veja quais dos quase 30 cursos espalhados pelo Brasil podem lhe interessar.

Leia mais:
– TESTE: Será que Dança é o curso certo para você?
– Quais empregos esperam quem cursa Dança?