logo-ge

Conflitos no Oriente Médio

Neste episódio, as principais tensões que se desenrolaram no Oriente Médio em 2019 e como elas se relacionam umas com as outras (e com o resto do mundo)

A constante instabilidade política e econômica de diversos países do Oriente Médio faz com que eles continuem aparecendo nas provas dos vestibulares todos os anos. As questões esperam que os candidatos saibam identificar o contexto histórico daquelas populações, a ordem religiosa e política que as fundou. Mas, acima de tudo, que saibam relacionar toda essa história com os conflitos da atualidade e o impacto que eles exercem sobre a região e o resto do mundo.

Por isso, neste episódio do Podcast Atualidades do GUIA DO ESTUDANTE vamos falar sobre as principais tensões do Oriente Médio ocorridas do ano passado para cá. Entre elas, a crise dos refugiados que só cresce com o agravamento na Guerra Civil da Síria, a Guerra Civil do Iêmen, o conflito Palestina-Israel e o recente bombardeamento de petrolíferas na Arábia Saudita – que colocou sob suspeita seu histórico rival Irã. Além disso, entenda como o Ocidente, em especial os Estados Unidos, influencia em todos esses casos.

O episódio “Conflitos no Oriente Médio” foi gravado com a participação do professor Augusto Silva, que dá aulas de Geografia no Curso Anglo, em São Paulo (SP).