logo-ge

Guerra comercial EUA x China

Entenda por que a guerra comercial entre as duas potências não se resume apenas às taxações e como suas consequências podem afetar o mundo todo

O episódio que fecha essa temporada do podcast de Atualidades do GUIA toca em um assunto mais do que frequente no Enem e em grandes vestibulares. Afinal, se falamos de uma guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas da atualidade, não dá para não falar de globalização! 

A guerra comercial que rivaliza Estados Unidos e China intensificou-se no governo Trump e ganhou contornos mais claros quando o presidente americano anunciou medidas de taxação sobre os produtos chineses. A resposta foi a imposição de taxas pelo outro lado também. Acontece que essa não é apenas uma guerra de taxas. Ela envolve aspectos políticos e econômicos que geram uma tensão crescente entre os dois países desde que a China desponta como uma grande economia (com potencial para se tornar a maior do mundo). 

Os planos expansionistas chineses, a nova rota da seda, diplomacia americana e muito mais. Entenda neste episódio as raízes, a dinâmica e as possíveis consequências dessa guerra do mundo globalizado. Este episódio foi gravado com a participação do professor Augusto Silva, que dá aulas de Geografia no Curso Anglo, em São Paulo (SP).