logo-ge

Manifestações em Hong Kong

Neste episódio, entenda os motivos, desdobramentos e a relação das manifestações de Hong Kong com o restante do mundo

O ano de 2019 colocou a China sob holofotes em diversos momentos. Entre datas emblemáticas como os 30 anos do Massacre da Paz Celestial e os 70 anos da República Popular da China, o país viu surgir nas ruas da cidade autônoma de Hong Kong enormes manifestações populares. 

Inicialmente, a pauta central era a revogação de uma lei que permitiria a extradição de presos em Hong Kong para a China continental — o que levantou um debate sobre a autonomia da cidade e o autoritarismo do governo chinês. Mas, conforme cresciam os protestos, diversificavam-se também as reivindicações e já tinha até gente nas ruas com cartazes quem pediam para Hong Kong voltar a ser colônia inglesa. 

As manifestações de Hong Kong são uma forte pauta de Atualidades, mas resgatam assuntos relacionados à história chinesa e se conectam com outros acontecimentos ao redor do mundo que você nem imagina. Neste episódio, descubra as motivações dos protestos, seus desdobramentos e como o assunto pode aparecer nas provas deste ano.

Quem nos acompanha neste episódio do podcast de Atualidades do Guia do Estudante é Raphael Tim, professor do Curso Anglo.