logo-ge

Mobilidade urbana

Aumento populacional, cidades motorizadas, transporte público e poluição. Neste episódio, entenda como a mobilidade urbana pode aparecer nas suas provas

Mobilidade urbana é um assunto que não sai de pauta, especialmente para países como o nosso que têm cidades altamente motorizadas e entre as mais congestionadas do mundo. No último levantamento, São Paulo ocupava a quinta posição no ranking mundial. Mas a quantidade de carros é só a ponta desse iceberg.

Há uma espécie de ciclo vicioso que envolve aumento de veículos individuais, a precarização do transporte público, a falta de planejamento urbano e chega até aos problemas ambientais, agravados com a emissão de gases poluentes.

Alie a tudo isso o imenso crescimento populacional em parte do mundo e a mobilidade urbana se torna um prato cheio para as questões envolvendo atualidades (e quem sabe até uma redação) no Enem e vestibulares que se aproximam. Por isso, neste episódio falaremos sobre como os problemas e (por que não as soluções) urbanas, especialmente relacionadas à mobilidade, podem aparecer nas suas provas este ano.

Quem nos acompanha neste episódio do podcast de Atualidades do Guia do Estudante é Paulo Moraes, professor de Geografia e diretor do Sistema Anglo de Ensino.