logo-ge

Programa apoia pesquisadores dos BRICS

Os interessados podem submeter suas propostas até 20 de setembro de 2016

O BRICS STI Framework Programme (Programa Quadro BRICS de CT&I), fundo multilateral formado por agências de fomento do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, apoiará pesquisas colaborativas com abordagem multilateral. Os interessados podem submeter suas propostas até 20 de setembro de 2016.

         

No Brasil o programa é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que lançou a chamada. O objetivo é consolidar a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS para alcançar resultados técnicos e científicos de nível mundial, e apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação realizados por grupos de pesquisa dos países participantes que contribuam para melhoria da qualidade de vida das respectivas sociedades.

O programa visa ainda promover a mobilidade e o desenvolvimento dos investigadores por meio dos projetos conjuntos de pesquisa, selecionar propostas de projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que contribuam para a formulação de políticas públicas dos países envolvidos; e fortalecer o vínculo de pesquisadores dos países participantes nas áreas propostas. Mais informações podem ser obtidas no site da CNPq.

LEIA MAIS

Notícias de pós-graduação

As pesquisas inscritas devem abranger as seguintes áreas temáticas: Recursos hídricos e tratamento da poluição; Tecnologia geoespacial e suas aplicações; Energias novas e renováveis e eficiência energética; Biotecnologia e Biomedicina incluindo saúde humana e neurociências; Tecnologias de Informação e computação de alta performance; e Ciência e tecnologia oceânica e polar.