logo-ge

Uepa e Ufscar inscrevem para mestrado, doutorado e pós-doutorado

Também há informações sobre programa de bolsa de mestrado na Itália. Veja as notícias

Uepa tem vagas de mestrado e doutorado em Biologia

Com programa vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) está com inscrições abertas para o programa de mestrado e doutorado em Biologia. O prazo para efetuar a incrição vai até 25 de abril e 22 de junho, respectivamente, e devem ser realizadas presencialmente no campus da instituição. 

  • Veja a documentação exigida para inscrição de mestrado e doutorado em Biologia da Uepa

O foco do programa é desenvolver estudos voltados para a biologia parasitária da Amazônia. Ao todo, cada um dos programas oferta dez vagas aos candidatos, sendo uma parte destinada a servidores técnicos e docentes. Há cotas para pessoas com deficiência.

UFSCar tem vaga de bolsa em pós-doutorado em Computação

Em parceria firmada junto ao Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe até o dia 30 de abril inscrições para uma oportunidade de bolsa de estudos em seu programa de pós-doutorado em Computação.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente por e-mail, através do endereço ppgccs@ufscar.br, anexando cópia do diploma de doutorado, currículo, ficha de inscrição, comprovante de endereço e plano de trabalho em português ou inglês (sendo esse último ideal para candidatos estrangeiros) de pelo menos cinco páginas. 

O valor da bolsa mensal é de R$ 4,1 mil para doze meses de estudos, podendo ser renovada. Há duas linhas de pesquisa distintas que podem ser escolhidas pelo estudante: a de Computação Científica e Inteligência Computacional; e a de Engenharia de Software e Sistemas de Computação. A vaga é para o campus de Sorocaba. Para mais informações, acesse o edital

Instituição na Itália oferece bolsa de mestrado em café para brasileiros

A Fundação Ernesto Illy está com oportunidades para estudantes que desejam cursar mestrado na Itália. A instituição, que tem parceria firmada junto à Universidade de São Paulo (USP), recebe inscrições entre abril e junho para alunos que desejam cursar o mestrado em café com bolsa integral.

Para se inscrever, é necessário manifestar interesse através do e-mail pensa@pensa.org.br. As informações completas junto à instituição podem ser obtidas através do master@illy.com. Para tanto, é preciso anexar cópia do diploma, histórico escolar, ficha de inscrição e currículo em inglês, idioma no qual o curso é ministrado. 

O objetivo do programa é oferecer aos estudantes um panorama completo sobre o universo do café, com cinco meses de disciplinas voltadas para logística, comercialização, industrialização e mercado. Há visitas a fazendas localizadas em Trieste, cidade italiana onde o mestrado ocorre, e arredores. Ainda há disciplinas de marketing que auxiliam interessados em gerar negócios, tais como cafeterias.