logo-ge

Ufopa, Ufam e USP abrem vagas de Mestrado e Doutorado

Programa da USP prevê estudos sobre a mortalidade em indivíduos com transtornos mentais. Veja detalhes

Ufopa recebe inscrições para vagas remanescentes de Mestrado

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com oportunidades abertas para preenchimento das vagas remanescentes de Mestrado em Recursos Naturais da Amazônia. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 1° de abril, com admissão ainda nesse primeiro semestre de 2018. Os interessados devem efetuar se inscrever por e-mail, através do selecao2018.ppgrna@gmail.com, anexando ficha de inscrição, currículo e projeto de avaliação. O processo seletivo é feito a partir da análise da documentação, avaliação de conhecimentos gerais e entrevista.

Ao todo, são seis vagas disponíveis e distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Genética e Conservação de Biodiversidade” e “Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais da Amazônia”. Os candidatos precisam ter diploma nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias. 

Seduc e Ufam têm vagas de Mestrado em Educação para professores

Com parceria firmada junto à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) está com 30 vagas abertas para o programa de Mestrado em Educação, destinadas a professores da rede pública de ensino. As vagas são para 2018 e 2019, com edital a ser divulgado em breve. Os interessados devem se inscrever junto ao site do programa anexando diploma e comprovante de atuação como docente.

O programa contempla quatro linhas de pesquisa distintas: “Processos Educativos e Identidades Amazônicas”; “Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional”; “Formação e Práxis do Educador Frente Aos Desafios Amazônicos”; e “Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico”.

USP tem oportunidades de pós-doutorado na área da Psiquiatria

Com duas vagas de bolsa de estudos ofertada pela FAPESP, a Universidade de São Paulo (USP) está com vagas abertas para o programa de pós-doutorado na área de epidemiologia psiquiátrica, com projeto intitulado como “Mortalidade nos Transtornos Mentais”, ministrada no campus de Ribeirão Preto. Os candidatos devem ter diploma de graduação e pós-graduação na área da saúde. As inscrições devem ser feitas por e-mail, no endereço delben@fmrp.usp.br, com documentação no formato PDF. Para tanto, é preciso anexar currículo atualizado, carta de apresentação e de interesse e indicação de pesquisadores ativos. 

As vagas são ofertadas tanto para alunos brasileiros como para alunos estrangeiros. O objetivo do programa é pesquisar as causas da mortalidade nos distúrbios psiquiátricos, identificando fatores biológicos, clínicos e sociais associados a maior risco de óbito. Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa. 

Veja também