logo-ge

UFRN abre inscrições para o programa ProfLetras

A iniciativa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa que dão aulas na educação básica

O Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – está com inscrições abertas. Trata-se de um mestrado profissional semipresencial, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 (GI/Getty Images)

A iniciativa tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa que dão aulas na educação básica e melhorar a qualidade da educação no Brasil. A pós-graduação é gratuita para professores de português e acontece nas cinco regiões do país, por meio de parceria mantida com 42 universidades públicas.

O curso conta com aulas presenciais e a distância, por meio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O conteúdo abordará diferentes temas, como alfabetização, erros de escrita, tecnologia educacional, leitura do texto literário, fonologia, produção de material didático, entre outros.

O processo seletivo espera preencher 843 vagas, que contemplam os estados de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre e Pará.

As inscrições para o Profletras 2018 seguem abertas até 02 de outubro de 2017. Os docentes interessados nas vagas devem acessar o site  da UFRN e preencher o formulário de candidatura, além de pagar uma taxa no valor de R$70.Quem não tem condições de pagar a taxa pode solicitar isenção, entre os dias 04 e 18 de setembro.

Os professores de Língua Portuguesa, inscritos na seleção terão que participar de uma prova, que será aplicada no dia 29 de outubro de 2017. O exame contará com 20 questões objetivas e uma questão discursiva.