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Animação

Este bacharel projeta, desenvolve e produz animações digitais ou analógicas

Este bacharel projeta, desenvolve e produz animações digitais ou analógicas, usando animações digitais ou analógicas, usando técnicas como 2D (bidimensional), 3D (tridimensional) ou stop motion, em que modelos reais são movimentados e fotografados quadro a quadro.

Ele dá movimento total ou parcial a produções visuais, sejam elas desenhos, fotografas, massa de modelar ou computação gráfica, para filmes, desenhos animados, curtas-metragens, publicidade, games e aplicativos de celular.

Com habilidade para desenhar, ele cria um filme quadro a quadro, respeitando a estrutura, a forma, o movimento, o gestual e as expressões faciais do personagem. Em estúdio de cinema, produz curtas e longas-metragens de animações.

Em emissora de TV, pode criar vinhetas e fazer abertura de programas. Na publicidade, desenvolve animações para comerciais veiculados por diferentes mídias, inclusive na internet. No setor educacional, faz animações para cursos de educação a distância ou para vídeos de aulas complementares.

O animador atua sempre com o diretor de arte, cenógrafos e iluminadores, entre outros profissionais. Também é possível trabalhar como autônomo. Nesse caso, o bacharel cobra pelo trabalho completo ou pelos segundos ou minutos animados.

Fique de Olho

BUSCA PELA FORMAÇÃO SUPERIOR

Pesquisa realizada pela mestre em design Cristiane Fariah mostrou que 54% dos profissionais da área não têm formação superior em Animação – a maioria obteve um diploma de nível técnico.

Mas as empresas estão buscando, cada vez mais, profissionais com qualificação e até estimulam essa capacitação – o que é uma boa notícia para os bacharéis de Animação.

 

O que você pode fazer

Colorista Escolher as cores que serão usadas para compor personagens, cenários e tudo mais envolvido no projeto, pensando na beleza plástica do conjunto.

Design de personagem Criar personagens a partir de um roteiro ou briefing definindo suas características, seu figurino, seus movimentos e sua voz.

Direção Coordenar a execução da animação, da escolha da técnica ao planejamento da produção. Definir cenários, sonoplastia, dublagem e edição final do material.

Edição Selecionar e organizar as cenas gravadas para dar continuidade ao filme ou desenho animado de forma a criar uma história completa.

Efeitos visuais Criar animações para serem usadas como efeitos visuais em outros projetos audiovisuais, como filmes, ou elaborar efeitos para serem usados nas próprias animações.

Infografista Criar infográficos animados para revistas, jornais, portais e agências online.

Modelagem 3D Criar cenários e personagens, usando programas que moldam figuras em três dimensões.

Produção Planejar e executar ações para a gravação, desde a contratação de profissionais até captação de recursos, realização de orçamento e cronograma.

Mercado de Trabalho

A animação brasileira está em alta. Especialmente, as séries produzidas para a TV, como Peixonauta, cujas duas temporadas foram vendidas para mais de 90 países e deram origem ao longa Peixonauta, o Filme. O bom momento se deve à lei que obriga os canais de TV por assinatura a terem uma cota diária de produção nacional.

As produções para TV e web são as que mais demandam o bacharel. No cinema, o mercado tende a crescer graças às distribuidoras que começam a trabalhar com a animação nacional.

De 2001 a 2016, chegaram aos cinemas 18 animações brasileiras longas-metragens, mas esse número deve aumentar. “Muitos bacharéis vão trabalhar fora do Brasil após formados”, diz o professor Luis Moraes Coelho, coordenador do curso de Cinema de Animação da UFMG.

Agências de propaganda também oferecem vagas na produção de filmes publicitários. A indústria de games e a área de ensino vêm crescendo, com boas perspectivas para os próximos anos. O bacharel pode ainda trabalhar produzindo animações para sites de empresas e infográficos animados para portais jornalísticos, revistas e jornais.

Curso

O primeiro ano do bacharelado é dedicado a disciplinas gerais na área de artes e design. O aluno estuda semiótica, teoria da animação e cinema, narrativa e linguagem visual, computação gráfica e história da arte. A partir do segundo ano, as disciplinas práticas entram na grade curricular, como desenho para animação 2D e 3D, edição de vídeo, modelagem, escultura digital, cenários, criação de personagens, edição de som, charge, storyboard e motion design. Estágio e trabalho de conclusão (geralmente, uma produção de animação), são obrigatórios.

Atenção: algumas instituições oferecem cursos de Produção Audiovisual (veja na pág. 177), Produção
Multimídia (veja na pág. 178) e Design (veja na pág. 198) com ênfase em animação.

Duração média: 4 anos

Outros nomes: Artes Vis. (cin. de anim.); Cin. de Anim.; Cin. de Anim. e Artes Dig.; Design (anim.); Design de Anim.

 

O curso tecnológico é oferecido por duas instituições. No Belas Artes (SP), cada um dos quatro semestres é dedicado a um módulo – animação 2D, animação digital, criação de personagem e animação 3D. No Unicuritiba (PR), entre os grandes eixos do curso estão curta-metragem em animação e business e arte em animação.

Duração média: 2 anos.

Outros nomes: Des. de Anim.; Design de Anim.

 

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado