Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Saiba os detalhes do curso e descubra o que faz um tecnólogo da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O tecnólogo com esta formação desenvolve, analisa, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados: programação de computadores e desenvolvimento de softwares para ampliar a capacidade dos recursos do equipamento.
Ele implanta e desenvolve banco de dados. Conhece a estrutura física dos equipamentos e seus periféricos, e precisa se manter muito atualizado sobre aplicativos, ambientes operacionais e linguagens de programação. Além disso, precisa ter boa noção dos negócios da companhia para a qual trabalha.
Os cursos nesta área se dividem, fundamentalmente, em dois tipos: os mais generalistas e os específicos para alguma área de atuação, como banco de dados. Seja como for, o currículo de todos inclui muitas aulas de disciplinas de Ciências Exatas, como cálculo e linguagens de computação. Estuda também engenharia de software e banco de dados.
Em atividades práticas, o estudante faz análise e programação de sistemas e administra redes de computadores. Fazem parte da grade curricular matérias como aplicações em comércio eletrônico e internet. Para obtenção do diploma, algumas instituições exigem estágio e um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: de 2 a 3 anos.
Outros nomes: Análise de Sist. Informatizados; Desenv. de Sist.; Inform. para Neg.; Proc. de Dados; Sist. de Inf.