logo-ge

Esporte

Emprega técnicas e métodos específicos no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas

Este bacharel emprega técnicas e métodos específicos no treinamento e na preparação física de indivíduos e equipes para competições esportivas. Ele atua como técnico ou preparador de atletas e times. Como preparador, indica os melhores exercícios para o condicionamento físico.

O profissional trabalha em clubes, associações, escolas, faculdades e escolinhas de esporte, e costuma disputar as vagas com os formados em Educação Física. Pode atuar em marketing esportivo, administração de clubes e órgãos públicos voltados à atividade esportiva, na organização de torneios e competições.

Dúvida do vestibulando

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE?
Quem se forma em Educação Física viu durante a graduação matérias mais ligadas às áreas das Ciências Biológicas e da saúde. Ele é formado para atuar no ensino e acompanhamento em escolas, academias ou centros esportivos. Já o bacharel em Esporte trabalha, basicamente, como técnico ou preparador físico de atletas, times ou equipes.

O que você pode fazer

Administração Gerenciar times e equipes esportivas em clubes e associações. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Gestão de carreira Definir a melhor estratégia para alavancar a carreira de atletas, como a contratação por clubes, adoção por patrocinadores e a participação em torneios esportivos.

Iniciação esportiva Lecionar em escolas e clubes, ensinando as regras e as técnicas de cada esporte.

Promoção e marketing Buscar patrocínio e formas de financiamento para equipes ou esportistas. Organizar e promover eventos desportivos. Reforçar a imagem de clubes e equipes junto ao público.

Treinamento e condicionamento físico Trabalhar como técnico ou preparador físico de atletas amadores e profissionais.

Mercado de Trabalho

O bom desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio deve impulsionar a área e fazer com que sejam feitos mais investimentos no treinamento de profissionais, o que é uma boa notícia para o bacharel. O Ministério dos Esportes mantém programas como o Bolsa Atleta, que patrocina esportistas de alto rendimento, visando às olimpíadas de Tóquio, em 2020.

Além disso, o envelhecimento da população brasileira somado à valorização do bem-estar oferecem oportunidades para o bacharel atuar em prefeituras, organizações não governamentais (ONGs) e outras instituições, dando treinamento e ensinando modalidades esportivas para idosos.

Um dos setores que cada vez mais buscam este profissional é o dos fabricantes, distribuidores e lojas de material esportivo. Nesse caso, pode-se trabalhar no setor de marketing ou na área administrativa. Há, ainda, a possibilidade de atuar em secretarias de Esporte, de estados ou municípios, organizando, promovendo e divulgando eventos nas comunidades. Ou em empresas que empregam o esporte como ação de marketing institucional, na realização de maratonas, por exemplo.

Curso

O currículo mescla disciplinas teóricas, como psicologia, administração e economia, entre outras; com matérias das Ciências Biológicas, além de regras de diversas modalidades esportivas. Estuda-se também anatomia, fisiologia, farmacologia e saúde coletiva, assim como atletismo, natação, esporte adaptado, futebol, voleibol e outras modalidades esportivas.

No último ano, o aluno faz estágio em um centro esportivo de alto rendimento ou em uma empresa do setor de esporte. Algumas escolas ainda exigem um trabalho de conclusão de curso. Para quem pretende dar aulas, o mais indicado é fazer o curso de Educação Física.

Duração média: 4 anos.

Outros nomes: Ciên. do Esporte; Educ. Fís. (treinam. esportivo); Educ. Fís. e Esporte; Educ. Fís. e Esporte (esporte).

 

Legenda:

Estrelas da Avaliação do Guia do Estudante

★★★★★ - Excelente

★★★★ – Muito bom

★★★ - Bom

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado