logo-ge

Gestão Pública

Os cursos de Gestão Pública formam tecnólogos para atuar na administração de órgãos e serviços públicos

Os cursos de Gestão Pública formam tecnólogos para trabalhar na administração de órgãos e serviços públicos. Esses profissionais planejam, implantam e supervisionam projetos voltados para o desenvolvimento local ou regional. Também conhecem a legislação do setor, contabilidade, técnicas de gestão e mercado financeiro.

Nos primeiros anos da carreira, costumam enfrentar a concorrência dos bacharéis. A grade curricular do curso tecnológico traz disciplinas como economia, legislações trabalhista, orçamentária e tributária, sistemas de administração e direito administrativo, além de gestão de empresas públicas, responsabilidade social e licitações. A diferença para o bacharelado está na ênfase a aspectos específicos da região em que o curso é oferecido. Algumas escolas exigem a apresentação de um trabalho de conclusão do curso ou realização de estágio. Atenção: UFMG, Ufopa, UFPB e UFRJ oferecem cursos de Gestão Pública. Mas, ao contrário dos demais denominados Gestão Pública, eles são bacharelados (veja Administração Pública) e não tecnológicos.

Duração média: 2 anos.

Veja também

Curso

Legenda:

CPC – Conceito Preliminar de Curso ① ② ③ ④ ⑤ 

O CPC é o indicador do Ministério da Educação que mede a qualidade dos cursos. Ele varia de 1 (menor valor) a 5 (maior valor). Ele está informado na ficha do curso para todas as graduações que tinham esse indicador disponível (fonte: site do Inep, anos 2014, 2013 e 2012). 

Cifrões – Referem-se às faixas de preço da mensalidade:

$ - Até 500,00 reais

$$ - De 500,01 a 750,00 reais

$$$ - De 750,01 reais a 1.000,00 reais

$$$$ - De 1.000,01 a 1.500,00 reais

$$$$$ - Acima de 1.500,01 reais

n/i - Valor não informado