Assine com até 65% de desconto

8 canais no YouTube para melhorar sua redação

Estas plataformas apresentam diferentes estratégias para você aprimorar seus textos

Por Julia Di Spagna Atualizado em 25 jun 2020, 18h19 - Publicado em 25 jun 2020, 18h16

Existe um conjunto de fatores que tornam uma redação boa. Entre eles estão o respeito à norma culta, um repertório bem pensado, coesão e coerência. Para dominar essas habilidades, é preciso treino e dedicação. 

Além disso, algumas estratégias podem ajudá-lo a deixar o seu texto ainda mais interessante e compatível com o que a banca exige. E quanto mais técnicas você conhecer, mais chances de se dar bem na hora da prova. 

Por isso, separamos oito canais no YouTube para você aprimorar sua habilidades, conhecer novos métodos e deixar seus textos ainda melhores. Confira:

Redação e Gramática Zica

Com mais de 980 mil inscritos, o canal é comandado pela professora Pamba. De uma forma descomplicada e divertida, além de dicas práticas sobre redação, ela oferece recursos para que seu texto fique ainda melhor, com regras de gramática e aulas de atualidades para enriquecer seu repertório.

Redação Online

Para um texto ser nota máxima em um vestibular ou no Enem não basta ter uma boa ideia ou estrutura. É necessário saber onde colocar a vírgula, como usar hífen, aproveitar os textos de apoio e ter uma introdução interessante. Esses são alguns dos temas no canal Redação Online, que auxilia os vestibulandos a escrever bons textos do início ao fim.

ProEnem

Esse canal é voltado para quem deseja mandar bem no Enem. Como o exame tem suas especificidades na hora da redação, é interessante conferi-lo para analisar o estilo de tema que pode ser cobrado, a estrutura mais adequada e até como usar filmes e séries no seu texto. Com mais de 1 milhão de inscritos, no ProEnem você também pode acessar videoaulas de outras disciplinas que podem ajudar no desenvolvimento e contextualização de diversos temas.

Continua após a publicidade

Professor Noslen

Em vídeos curtos, o canal do professor Noslen reúne conteúdos que vão desde regras gramaticais até a construção do texto em si. As aulas são divertidas e ajudam a entender temas complexos de uma forma simples. São mais 2,9 milhões de inscritos. 

  • Me Salva!

    Neste canal, os professores dão dicas valiosas a partir de redações que estudantes fizeram, enviaram e autorizaram a divulgação. A vantagem desse tipo de abordagem é que você consegue ver os erros que também poderia ter cometido e aprende a corrigi-los. Desde citações clichês até argumentos mais fracos, as correções contribuem para o aprimoramento do seu texto. 

    Débora Aladim

    Um dos maiores canais de educação do Youtube é o de Débora Aladim, com mais de 2,6 milhões de inscritos. A estudante de História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) grava videoaulas com dicas bem práticas para ajudar a estudar. Além disso, ela desenvolve possíveis temas de redação do Enem, ensina a construir uma boa proposta de intervenção, elenca os erros que você deve evitar na hora da prova e faz resumos que te ajudam a incrementar seu repertório.

    Stoodi

    Acha que um tema pode ser abordado no Enem, mas não sabe com desenvolvê-lo? O Stoodi seleciona grandes temas que têm chances de cair no exame, como mobilidade urbana e intolerância religiosa, e aprofunda o assunto para você estar preparado caso ele apareça na sua prova. O canal também traz conteúdos de gramática para deixar seu texto impecável em todos os sentidos. 

    Aula de

    Destrinchando a redação do Enem, o canal explica como deixar seu texto mais coeso e o que fazer para ficar longe da nota zero. Ele apresenta dicas fundamentais em vídeos curtos. Como o Aula de também traz videoaulas de outra disciplinas, você pode conferir aulas de sociologia, artes e de assuntos interdisciplinares para conseguir desenvolver melhor suas ideias e contextualizar os temas durante a escrita.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade