Encceja: o que pode zerar a nota da redação
Não seguir as características do texto dissertativo-argumentativo, assim como não abordar o tema proposto, são erros fatais. Veja outros
Assim como ocorre no Enem, a prova de redação do Encceja pede um texto dissertativo-argumentativo. O objetivo é que, por meio deste gênero, o candidato apresente um ponto de vista sobre um assunto valendo-se de argumentos. Não seguir as características do formato é um dos deslizes que pode zerar, logo de cara, a nota da redação, assim como não abordar o tema proposto.
Além desses, existem outros desvios que resultam em uma nota zero na redação do Encceja. Confira cada um deles e como evitá-los!
Mais erros que podem zerar a redação:
– Apresentar 4 linhas ou menos de texto escrito;
– Redação rasurada, indicando a intenção de anular todo o texto ou a maior parte dele, sem que restem mais de 4 linhas não rasuradas;
– Apresentar um desenho no lugar do texto escrito;
– Não estar legível, impossibilitando que os avaliadores compreendam o texto;
– Não estar escrita em língua portuguesa;
– Apresentar cópia dos textos motivadores da proposta de redação ou das questões da prova, sem que restem mais de 4 linhas sem cópia;
– Tratar de um tema diferente do proposto pela prova (fuga ao tema);
– Não tratar de um texto dissertativo-argumentativo (ser predominantemente uma narrativa ou um poema, por exemplo);
– Apresentar uma zombaria, uma ofensa a alguém ou um impropério (palavrão).
Portanto, para não correr o risco de ter seu texto anulado, ele precisa ter, no mínimo, 5 linhas escritas, ser escrito em língua portuguesa, apresentar letra legível, abordar o tema proposto e ser dissertativo-argumentativo.
Como evitar a nota zero
A cartilha do participante sobre a redação do Encceja, elaborada pelo Inep (nstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), separou dicas para evitar a temida anulação do texto. Separamos os principais conselhos, confira!
1- Para não esquecer e não fugir do tema, anote a frase temática no topo da sua folha de rascunho. É importante que o tema seja tratado ao longo de todo o texto, não basta mencionar no título ou tratar na introdução e não desenvolver os argumentos de acordo com a proposta.
2 – Para te ajudar a defender o seu ponto de vista no texto dissertativo-argumentativo, anote as ideias e argumentos em um espaço livre do caderno de questões antes mesmo de iniciar a escrita do rascunho de sua redação.
3 – Para evitar que copie os trechos motivadores, destaque as informações que você considera interessantes para a sua redação e reescreva-as com suas palavras, da forma que você entendeu.
4 – Para evitar rasuras, escreva uma primeira versão do seu texto na folha de rascunho e a releia com atenção. Só depois passe seu texto com calma para a Folha de Redação, que será entregue para os fiscais ao final da prova.
Correção da redação
Se a redação não for anulada por algum dos motivos citados acima, o texto é corrigido por dois corretores de forma independente – ou seja, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro.
Caso haja discrepância de quatro pontos ou mais no total dos pontos atribuídos às competências, haverá recurso de ofício, e a redação passará por uma terceira correção. A pontuação do terceiro corretor será soberana sobre as demais. No caso em que a discrepância das notas entre os dois corretores for inferior a quatro pontos, prevalecerá a média das duas notas atribuídas.
O Encceja
O Encceja é uma prova anual que dá a oportunidade de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio obterem o certificado de conclusão escolar. A participação é gratuita e voluntária.
O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com trinta questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo nos mesmos moldes do Enem.
Cronograma Encceja 2022
Inscrições: 24/05 a 4/06
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 24/05 a 4/06
Resultado da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 8/06
Recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 8 a 14/06
Resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 17/06
Aplicação das provas: 28/08