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Enem: 7 temas complexos já cobrados na redação

Que tal praticar para o exame com as propostas mais rebuscadas?

Por Julia Di Spagna
Atualizado em 18 jun 2024, 12h07 - Publicado em 15 dez 2020, 11h28
Mão de uma jovem mulher sentada escrevendo de caneta em sua prova de redação do vestibular. Ela está em uma sala de aula de aplicação da prova
 (Antonio Scarpinetti/Unicamp/Reprodução)
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Uma das maneiras mais eficazes de conseguir uma boa nota na prova de redação do Enem é treinando com as provas de anos anteriores. Dessa forma, é possível ir se habituando com o estilo das propostas, a estrutura do texto, o tipo de coletânea e alguns critérios de correção considerados pela banca. E em mais de 20 anos de Enem, alguns temas tiveram um nível de complexidade maior do que outros, seja pelo recorte, pela discussão ou pela forma como a proposta foi apresentada. 

Pensando nisso, Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Curso Poliedro de São José dos Campos, e Thiago Braga, professor e autor do Sistema de Ensino pH, ajudaram o GUIA a selecionar quais os temas mais complexos já cobrados no Enem. Veja abaixo quais são e por que eles levam essa fama.

Dica: depois de ler as análises, baixe as provas aqui e tente fazer todas essas redações para treinar para o exame. 

2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Segundo Neubern, apesar de parecer fácil, o tema tornou-se complexo para alguns alunos por não conter, em sua frase temática, um problema evidente. Nos anos anteriores, palavras como manipulação (2018), violência (2015) e intolerância religiosa (2016) apontavam para os problemas que seriam analisados ao longo da dissertação produzida pelos candidatos. 

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“Em 2019, não havia uma palavra-problema na frase temática e isso representou uma dificuldade, pois era tarefa dos vestibulandos ‘problematizar’, ou seja, perceber que deveriam analisar o fato de o acesso ao cinema não ser democratizado no Brasil”, explica a coordenadora.

2018: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”

Frase longa, não é? Esse é exatamente um dos motivos que tornou esse tema tão complexo na visão dos especialistas. 

“Diferentemente de anos anteriores, a proposta apareceu mais longa, ou seja, com mais elementos-chave. Nesse sentido, os candidatos tiveram de manejar três ideias principais: manipulação + dados + internet”, diz Neubern. 

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Além disso, segundo Braga, muitos alunos acabaram se confundindo sobre o que seria essa “manipulação”. Em um ano em que se falou muito sobre Fake News, o tema da prova era, na verdade, sobre algoritmos e como eles interferem no que é apresentado para os usuários.

2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

A Lei Brasileira de Inclusão (13.146) foi aprovada em julho de 2015 e, em 2017, estava entre os temas citados por professores de redação de todo o Brasil. Neubern explica que, por isso, muitos candidatos já tinham escrito algo a respeito, porém, não necessariamente com o recorte da formação educacional ou dos surdos. 

Quando o tema de 2017 apareceu, os vestibulandos tiveram dificuldade para se posicionar sobre uma realidade que não lhes era próxima ou familiar.

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Braga ressalta que o tema foi considerado difícil até pelos próprios especialistas em educação de surdos, devido às inúmeras especificidades da questão.

2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

“Na época, esse tema foi considerado polêmico por envolver um aspecto religioso e denunciar a intolerância em relação às religiões de matriz africana, que é bastante negada por alguns grupos no Brasil”, diz Neubern. 

Além disso, a coordenadora explica que, por trazer a palavra “caminhos”, alguns candidatos imaginaram que precisavam dissertar apenas sobre as “soluções” para o problema da intolerância e não se atentaram para o fato de que, antes de fazer isso, deveriam apresentar e analisar a existência do problema.

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2013: “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”

Algo parecido com 2019 já havia acontecido em 2013, quando os candidatos precisaram analisar uma lei cujos efeitos eram positivos. Muitos tiveram a sensação de que não tinham nada a discutir ou mesmo como propor uma intervenção para o “problema”. 

A prova, porém, também revelava que esses efeitos positivos ainda não eram suficientes para acabar com o problema que até hoje persiste no Brasil: a combinação álcool e direção.

2012: “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”

Braga explica que o tema foi difícil e, acima disso, inesperado, porque geralmente os candidatos estão acostumados a falar da emigração e da fuga de cérebros, mas o tema era justamente o contrário. 

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“O aluno precisou usar muitos conceitos da geografia e conhecimentos específicos para conseguir sustentar uma argumentação. Salvo engano, foi o tema do Enem que mais exigiu especificidades de uma outra disciplina e isso gerou dificuldade porque muitos não dominavam esse conteúdo”, diz o professor.

2011: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

A proposta falava sobre a internet e a ideia da proposta era discutir os limites entre aquilo que deveria ser público e que não poderia ser divulgado e difundido. Mas, em 2011, a questão da primavera árabe estava em alta e, segundo Braga, muitos estudantes, em vez de focar na questão da privacidade nas redes, acabaram levando a discussão para o campo das possibilidades políticas e sociais que a internet trazia. 

“Isso gerou uma carga alta de tangência de tema, fazendo muitas notas ficarem abaixo do esperado”, afirma. 

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Redação
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