Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Black das Blacks com preço absurdo

GUIA DO ESTUDANTE estreia série de entrevistas com alunos nota mil na redação do Enem

Programa reúne entrevistas com candidatos e professores, trazendo as melhores dicas para quem ainda vai fazer o exame

Por Redação
Atualizado em 6 nov 2025, 18h05 - Publicado em 9 out 2025, 15h00
alunos nota mil
 (Guia do Estudante/Reprodução)
Continua após publicidade

Professores apontam que uma das melhores formas de alcançar a nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é se inspirar nos textos de quem já conseguiu. Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, nesta quinta-feira (9), a série Alunos Nota Mil em seu canal no YouTube. Ao longo de 4 episódios, o repórter Luccas Diaz entrevista estudantes que atingiram nota máxima no texto – um feito raro, já que em 2024 foram apenas 12 candidatos de todo o Brasil.

O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h. O primeiro episódio é com Sabrina Ayumi, a única jovem do estado de São Paulo que alcançou a nota mil na última edição. Na redação, ela citou o livro de “Nós Matamos o Cão Tinhoso“, de Luís Bernardo Honwana, e o pensamento de Ailton Krenak e da filósofa Marilena Chauí para abordar os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“. Ao longo da entrevista, ela revela quais eram suas técnicas de estudo, como foi o ano de vestibulares e como é estudar na melhor universidade do país – já que foi aprovada em Engenharia Ambiental na USP (Universidade de São Paulo).

Abaixo, conheça os próximos entrevistados!

+ GUIA DO ESTUDANTE retoma revista impressa com edição sobre Enem 2025

Continua após a publicidade

Quem são os próximos entrevistados?

Bruno Henrique Alves dos Santos atingiu nota máxima na redação do Enem 2023 sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, quanto tinha apenas 17 anos de idade. No ano anterior, como treineiro, havia tirado 860 pontos.

O jovem conta que lia bastante e gostava dos clássicos como Camus e Kafka, além dos cobrados no vestibular, como Machado de Assis. Cultivou o hábito de escrever um diário pessoal e, na pandemia, ‘escreveu mais do que nunca’. Como repertório, citou Durkheim, depois de conhecer o filósofo em uma aula ainda na escola. 

+ O que é repertório na redação do Enem?

Continua após a publicidade

Rodrigo Junqueira Simões conquistou a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem 2022, sobre o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. No texto, o estudante trouxe como principal repertório o livro “Ideias para adiar o fim do mundo“, de Ailton Krenak.

O autor, que está presente na lista de obras obrigatórias da Unicamp 2025 com o livro “A vida não é útil“, é também um ativista da causa ambiental.

+ Quem é Ailton Krenak, escritor indígena que entrou para a lista da Unicamp

Continua após a publicidade

Catharina Gonçalves Alexandre Simões Ferreira atingiu nota máxima na redação do Enem 2023 sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A jovem, com 18 anos na época, estava entre os 60 candidatos nota mil daquele ano.

Para a estudante, o segredo é lapidar e acertar o formato pedido pelo Inep. Mas para além da prática ou de uma alta carga horária de estudos, Catharina aconselha quem busca a nota mil a dar uma olhadinha ao redor: pensar no país em que mora, acompanhar os acontecimentos e desenvolver um olhar crítico sobre eles.

+ Enem: todos os temas de redação que já caíram na prova

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
GUIA DO ESTUDANTE estreia série de entrevistas com alunos nota mil na redação do Enem
Redação
GUIA DO ESTUDANTE estreia série de entrevistas com alunos nota mil na redação do Enem
Programa reúne entrevistas com candidatos e professores, trazendo as melhores dicas para quem ainda vai fazer o exame

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 1,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês