GUIA DO ESTUDANTE estreia série de entrevistas com alunos nota mil na redação do Enem
Programa reúne entrevistas com candidatos e professores, trazendo as melhores dicas para quem ainda vai fazer o exame
Professores apontam que uma das melhores formas de alcançar a nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é se inspirar nos textos de quem já conseguiu. Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE lança, nesta quinta-feira (9), a série Alunos Nota Mil em seu canal no YouTube. Ao longo de 4 episódios, o repórter Luccas Diaz entrevista estudantes que atingiram nota máxima no texto – um feito raro, já que em 2024 foram apenas 12 candidatos de todo o Brasil.
O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h. O primeiro episódio é com Sabrina Ayumi, a única jovem do estado de São Paulo que alcançou a nota mil na última edição. Na redação, ela citou o livro de “Nós Matamos o Cão Tinhoso“, de Luís Bernardo Honwana, e o pensamento de Ailton Krenak e da filósofa Marilena Chauí para abordar os “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil“. Ao longo da entrevista, ela revela quais eram suas técnicas de estudo, como foi o ano de vestibulares e como é estudar na melhor universidade do país – já que foi aprovada em Engenharia Ambiental na USP (Universidade de São Paulo).
Abaixo, conheça os próximos entrevistados!
+ GUIA DO ESTUDANTE retoma revista impressa com edição sobre Enem 2025
Quem são os próximos entrevistados?
Bruno Henrique Alves dos Santos atingiu nota máxima na redação do Enem 2023 sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, quanto tinha apenas 17 anos de idade. No ano anterior, como treineiro, havia tirado 860 pontos.
O jovem conta que lia bastante e gostava dos clássicos como Camus e Kafka, além dos cobrados no vestibular, como Machado de Assis. Cultivou o hábito de escrever um diário pessoal e, na pandemia, ‘escreveu mais do que nunca’. Como repertório, citou Durkheim, depois de conhecer o filósofo em uma aula ainda na escola.
+ O que é repertório na redação do Enem?
Rodrigo Junqueira Simões conquistou a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem 2022, sobre o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. No texto, o estudante trouxe como principal repertório o livro “Ideias para adiar o fim do mundo“, de Ailton Krenak.
O autor, que está presente na lista de obras obrigatórias da Unicamp 2025 com o livro “A vida não é útil“, é também um ativista da causa ambiental.
+ Quem é Ailton Krenak, escritor indígena que entrou para a lista da Unicamp
Catharina Gonçalves Alexandre Simões Ferreira atingiu nota máxima na redação do Enem 2023 sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A jovem, com 18 anos na época, estava entre os 60 candidatos nota mil daquele ano.
Para a estudante, o segredo é lapidar e acertar o formato pedido pelo Inep. Mas para além da prática ou de uma alta carga horária de estudos, Catharina aconselha quem busca a nota mil a dar uma olhadinha ao redor: pensar no país em que mora, acompanhar os acontecimentos e desenvolver um olhar crítico sobre eles.
+ Enem: todos os temas de redação que já caíram na prova
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Gabarito extraoficial do Enem 2025 no Pará: veja onde acessar
Os romanos recebiam em sal? A curiosa origem da palavra “salário”
Temas de redação da Unicamp 2026 são “machosfera” e importância da CLT
Qual o plural de mal-estar?
Tema de redação do Enem 2025 no Pará é “a valorização dos trabalhadores rurais no Brasil”





