Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Estudante tira nota mil na redação do Enem citando “complexo de vira-lata”

Ana Alice Azevedo passou em primeiro lugar no curso de Medicina da UFF. Além de Nelson Rodrigues, ela também citou a Constituição Brasileira. Leia aqui

Por Karolina Monte
12 jul 2023, 14h56

Ana Alice Azevedo, de 21 anos, é natural da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e foi uma das poucas candidatas que realizou o feito da nota mil na redação do Enem 2022, com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil“. Ana Alice utilizou como repertório o teatrólogo e jornalista Nelson Rodrigues, além da própria Constituição Brasileira de 1988.

+ Enem: alunos nota mil na redação dão dicas de repertório

A estudante, que se formou no ensino médio em 2019, conta ao GUIA DO ESTUDANTE que, no total, fez três anos de cursinho na sua cidade. Em 2022, estudou no formato presencial e em período integral, e, em média escreveu duas redações por semana ao logo de todo o ano — uma obrigatória dos próprios estudos do cursinho e uma que fazia por vontade própria, por meio de simulados e exercícios.

+ Enem: como tirar nota máxima nas 5 competências da redação

+ 7 mitos e verdades sobre a redação do Enem

Ana Alice relevou o segredo para conseguir a cobiçada nota mil na redação: “eu sempre gostei muito de ler e esse foi um hábito que eu mantive durante o meu preparo para o Enem, então acho que isso acabou influenciando também na minha nota na redação. Outro ponto que acho que influenciou foi que eu tentei me manter o mais atualizada possível em relação a notícias e em relação a atualidades. “

Continua após a publicidade

A rotina de Ana Alice era puxada: ela estudava, em média, 12 horas por dia, incluindo aos fins de semana, além, é claro, das redações semanais. Mas todo o esforço árduo da jovem valeu a pena: foi aprovada no curso de Medicina na Universidade Federal Fluminense (UFF) em primeiro lugar! A nota da estudante para ser aprovada no curso foi 831,07 pontos, mas sua média geral foi de 815,46. Veja as notas da estudante em cada uma das áreas cobradas no Enem:

Para analisar as escolhas textuais da estudante, o GUIA DO ESTUDANTE convidou Viviane de Souza, professora de redação do colégio Ari de Sá, parceiro do SAS Plataforma de Educação

Confira abaixo a redação na íntegra e, em seguida, os comentários da professora para cada parágrafo.

redação, enem, nota mil
(Reprodução/Arquivo pessoal)
Introdução

Na primeira fase do Romantismo, os aspectos da natureza brasileira e os povos tradicionais foram intensamente valorizados, criando um movimento ufanista em relação a características nacionais. Tal quadro de valorização, quando comparado à realidade, não foi perpetuado, apresentando preocupantes desafios para a exaltação das comunidades nativas na contemporaneidade. Nesse sentido, a problemática não só deriva da inércia estatal, mas também de descaso social.

Comentário da professora:

“O texto demonstra clara progressão ao trabalhar, em seu desenvolvimento, tópicos já antecipados na introdução, a exemplo da inércia estatal e do descaso social quanto aos povos e às comunidades tradicionais.

Continua após a publicidade

“A autora denota repertório sociocultural legitimado a partir do uso da Literatura, com a menção ao Romantismo; da legislação, com a citação da Constituição de 1988; além do uso da teoria do “Complexo de Vira-lata”, do escritor Nelson Rodrigues. Tais conhecimentos, além de pertinentes, ou seja, relacionados ao tema, também foram utilizados de forma produtiva em conformidade com o assunto. Para essa produtividade, foram estabelecidas relações entre a informação apresentada e a argumentação, com, por exemplo, a valorização dos povos tradicionais no período do Romantismo contrastando com a desvalorização atual.”

+ Exemplos de introdução para a redação do Enem

Desenvolvimento 1

De início, é importante observar que a inércia governamental é uma das principais barreiras para a valorização dos povos tradicionais. Nessa perspectiva, de acordo com a Constituição Brasileira de 1988 é responsabilidade do Estado garantir a preservação e a exaltação das comunidades nativas, incluindo medidas voltadas para a proteção de suas culturas. Entretanto, tal postulado é quebrado quando comparado à contemporaneidade, haja vista que a maioria das parcelas tradicionais, como indígenas e quilombolas, não possui seus direitos estabelecidos, a exemplo da demarcação de terras, sendo perversamente abandonado por um governo que não oferece o suporte o auxílio garantidos por lei. Por conseguinte, a partir do momento que o Estado é passivo e negligente, as autoridades são responsáveis tanto por estabelecer um equivocado cenário de quebra de direitos constitucionais, quanto por criar um errôneo quadro de desvalorização cultural da nação, já que as culturas das comunidades nativas representam o patrimônio de todos os brasileiros. Desse modo, a postura governamental regente acentua a negligência perante os povos naturais do país.

Comentário da professora:

“Usa-se a Constituição brasileira de 1988 para reforçar a responsabilidade estatal, a qual vem sendo descumprida segundo a autora pela falta da demarcação das terras dos povos indígenas. A atenção que se dá ao desenvolvimento das duas problemáticas – inércia estatal e descaso social – apresentadas no primeiro parágrafo e aprofundadas no segundo e no terceiro parágrafo, com a explicação do que representa a não ação do governo ( não cumprimento da Constituição pela falta da demarcação de terras dos povos indígenas), bem como do que seria o descaso social (“desvalorização da cultura nacional e, consequentemente, dos povos nativos”)”

Desenvolvimento 2

Além disso, o descaso social é outro desafio que alastra a desvalorização de comunidades nacionais. Nesse viés, segundo o escritor Nelson Rodrigues, isso ocorre devido ao Complexo Vira-Lata presente entre os indivíduos, em que os brasileiros apresentam, em sua maioria, um sentimento de inferioridade perante as nações exteriores, depreciando, assim, a cultura nacional. Sob tal ótica, grande parte da população assume equivocadamente um papel inerte e indiferente em relação à valorização das comunidades nativas, uma vez que, devido ao errôneo sentimento depreciativo, não é capaz de enxergar que a proteção e a exaltação dos povos tradicionais é de suma importância para garantir a sobrevivência desses grupos e para a preservação do patrimônio cultural da nação. Consequentemente, a visão míope e deturpada da sociedade é responsável por formar um corpo social negligente e indiferente acerca da própria história, ocasionando de povos tradicionais e o esquecimento do legado cultural dos povos nativos.

Continua após a publicidade

Comentário da professora:

Há, por fim, o fechamento das problemáticas com as suas devidas soluções, o que denota claro desenvolvimento de um projeto de texto. Desse modo, compreende-se o desenvolvimento de uma produção textual estratégica, com a excelente aplicação dos argumentos em defesa do ponto de vista destacado pela candidata.”

Conclusão

Fica claro, portanto, que medidas necessitam ser tomadas para solucionar a problemática. Nesse sentido, é preciso que o Estado elabore um projeto de ampliação da valorização das comunidades tradicionais, por meio do aumento de medidas de proteção a tais grupos, a exemplo da intensificação da demarcação de terras, com o objetivo de reverter a postura inerte e negligente dos órgãos governamentais para que, dessa forma, os povos nativos tenham seus direitos garantidos. Ademais, a mídia institucional deve criar projetos de exaltação cultural, por intermédio da produção de campanhas digitais que abordem a importância de traços nacionais, com o intuito de desconstruir o sentimento de inferioridade social, para que, dessa maneira, seja possível reverter o descaso dos indivíduos perante a valorização das comunidades nativas. Assim, os princípios de exaltação nacional presentes no Romantismo poderão ser relacionados à realidade brasileira.

+ Os erros mais cometidos na competência 5

Comentários da professora:

“Tais exigências [da competência 5] foram devidamente cumpridas no texto em análise. No último parágrafo da redação, encontram-se duas propostas de soluções para as problemáticas apontadas no texto. A primeira, completa em sua construção, apresenta agente (“o Estado”), ação (“deve elaborar um projeto de ampliação da valorização das comunidades tradicionais”), meio/ modo (“por meio do aumento de medidas de proteção a Taís grupos”), finalidade (“com o objetivo de reverter a postura inerte e negligente dos órgãos governamentais”) e detalhamento da finalidade (” para que, dessa forma, os povos nativos tenham seus direitos garantidos”).

A segunda intervenção também apresenta todos os elementos e retoma a segunda problemática discutida pelo candidato no texto, o que é essencial, pois revela o desenvolvimento estratégico do projeto de texto. Ao final da intervenção, faz-se a retomada do repertório literário que foi usado na introdução ao tema, que também poderia ser contabilizado como um detalhamento de toda a solução, além de servir como uma última reflexão, tornando o texto cíclico e bem articulado.”

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Comentário geral da redação

No decorrer da redação, percebe-se a presença de uma construção sintática excelente, um dos aspectos preponderantes para o alcance da nota máxima na competência 1. A candidata utiliza-se, para isso, de inversões e intercalações de elementos sintáticos, de coordenações e de subordinações entre as orações. Não há qualquer falha nesse quesito, não se percebendo, por exemplo, repetições ou duplicações de termos sintáticos, períodos mal construídos, com pontuações indevidas. Além disso, faz uso adequado da modalidade formal escrita da Língua Portuguesa, apresentando raros desvios de escrita, gramática, inadequação do vocabulário ou presença de coloquialismos, o que ainda é permitido para a pontuação máxima.

 

Compartilhe essa matéria via:

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade
Estudante tira nota mil na redação do Enem citando “complexo de vira-lata”
Redação
Estudante tira nota mil na redação do Enem citando “complexo de vira-lata”
Ana Alice Azevedo passou em primeiro lugar no curso de Medicina da UFF. Além de Nelson Rodrigues, ela também citou a Constituição Brasileira. Leia aqui

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.