Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

IFMG oferece curso online gratuito para redação do Enem

Curso foi elaborado por professores de aluna nota mil na dissertação da última edição do exame

Por Wender Starlles Atualizado em 7 Maio 2021, 13h37 - Publicado em 6 Maio 2021, 13h44

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) desenvolveu um curso online gratuito voltado a estudantes de todo Brasil que desejam se preparar para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é coordenada pelos mesmos professores responsáveis por auxiliarem uma estudante a tirar nota mil na dissertação da última edição da prova.

O projeto é dividido em três módulos que abordam aspectos técnicos, teóricos e práticos do texto dissertativo-argumentativo exigido no Enem.

No primeiro, o estudante vai aprender quais são as características e especificidades desse gênero textual; depois, analisará as competências 1 e 4 exigidas na redação, são elas: domínio da normal cultura e mecanismos de coesão; por último, serão estudadas as estratégias argumentativas, o uso do repertório sociocultural e a construção da proposta de intervenção (competências 2, 3 e 4).

  • Qualquer pessoa pode ter acesso ao curso, que está disponível por tempo indeterminado. Para fazer o curso basta realizar um cadastro na Plataforma +IFMG e, em seguida, selecionar o item “Concursos e vestibulares” e se inscrever no “Redação para o Enem”.

    Ao todo são 30 horas de materiais divididos em videoaulas, exercícios e explicações que estão à disposição para serem consultados sempre que houver necessidade. Ao finalizar as aulas, o estudante receberá um certificado de conclusão.

    Segundo o professor Adilson Ribeiro, um dos responsáveis pelo curso, o projeto foi criado a partir de outra experiência de sucesso na preparação de estudantes para a redação do Enem: o “ConTEXTO: oficina de leitura e produção de textos“. Essa iniciativa também é mantida por docentes e alunos do IFMG. “Nesta última edição [do Enem], por exemplo, tivemos uma aluna que obteve nota mil e mais de 30% dos demais estudantes dos cursos em que atuamos tiraram mais de 900 pontos”, comenta.

    Um dos principais objetivos do “Redação para o Enem” é levar uma preparação de qualidade aos alunos que pretendem prestar o vestibular. “Como professores da rede pública de ensino, é este nosso grande desejo: que um curso gratuito, de qualidade e de fácil acesso seja uma oportunidade ímpar de preparação para se obter uma boa nota na redação do exame”, afirma Ribeiro.

    Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

    Continua após a publicidade
    Publicidade