5 dicas para escolher sua profissão
Confira as principais dicas para a escolha da profissão
Decidir qual profissão seguir pode ser uma tarefa difícil quando as dúvidas surgem a todo momento. Nenhum passe de mágica pode ajudar nessa hora, mas algumas dicas têm o poder de tornar essa missão mais tranquila.
Para auxiliar os vestibulando a passar por essa etapa de maneira segura, o orientador profissional Silvio Bock dará toques valiosos aos estudantes durante sua palestra na 10º Feira do Guia do Estudante.
Pedagogo formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), autor de vários artigos e livros, além de diretor do Nace – Orientação Vocacional, onde atende jovens e adultos, Silvio responderá às dúvidas dos participantes, ajudando-os a enfrentar esse desafio com mais clareza.
Confira aqui as dicas para tornar a escolha da profissão mais fácil e não deixe de ir à palestra para saber mais! As inscrições já estão abertas!
1) Não espere um passe de mágica
“Muitas pessoas acabam se preocupando mais em aprender tudo o que pode cair no vestibular, deixando a escolha da profissão para depois”, observa Silvio. Para o pedagogo, esse erro acaba causando decisões precipitadas que muitas vezes terminam no abandono do curso ou na escolha de outra carreira no meio do caminho. Para evitá-lo, é necessário se concentrar na decisão profissional sem esperar que uma luz venha definir sua carreira. Você é o autor dessa escolha!
2) Aceite a dúvida
Para Silvio, a indecisão faz parte da escolha e, para resolvê-la, é necessário aceitar a dúvida e batalhar pela sua resolução. “A falta de uma decisão não é um sintoma de uma pessoa problemática, mas sim algo esperado e necessário para que uma escolha ocorra”, afirma o orientador.
3) Procure se informarMuitas vezes, o vestibulando não consegue se decidir porque nem mesmo sabe direito qual é a sua dúvida. Para formular a questão, é necessário conhecer todas as possibilidades profissionais. A dica é começar uma busca rápida sobre as profissões para depois iniciar um aprofundamento em várias fontes, como guias, entrevistas no Youtube, visitas a faculdades e conversas com profissionais. “No caso de cursos universitários (graduação tecnológica e bacharelado), o Guia do Estudante elenca 246 opções diferentes. Informar-se é fundamental”, diz Silvio.
4) Busque o autoconhecimento
“A reflexão sobre si também é um aspecto importante na tomada da decisão”, afirma o pedagogo. Registrar e refletir sobre experiências, interesses, habilidades e características de personalidade ao longo da vida ajuda a construir um projeto pessoal.
5) Aproveite ao máximo a Feira do Guia do Estudante
Para o orientador profissional, quanto mais informado o estudante estiver, mais qualidade terá sua decisão, e a 10º Feira do Guia do Estudante pode auxiliar nessa tarefa. “Não se acanhe, faça muitas perguntas, tanto nos stands das faculdades e universidades como nas palestras e nas demais atividades”, aconselha Silvio.
Venha para a Feira do Guia do Estudante que acontece de 21 a 23 de agosto. Inscreva-se aqui
Serviço
FEIRA GUIA ESTUDANTE
Data: 21, 22 e 23 de agosto
Horário: 9 às 19h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo – Av. Otto Baumgart, 1000. Vila Guilherme, São Paulo – SP