A última prova do vestibular 2018 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) aconteceu nesta sexta-feira (15), das 8h às 12h. O exame foi aplicado durante quatro dias.
Neste quarto dia, os candidatos enfrentaram 20 questões objetivas e 10 dissertativas de Química. Em parceria com o Curso Poliedro, o GUIA DO ESTUDANTE traz a correção comentada da prova em tempo real.
No primeiro exame, dia 12, os vestibulandos resolveram 20 questões de múltipla escolha e 10 dissertativas de Física. Já dia 13, foram feitas 20 questões objetivas de Português e 20 de inglês, além de uma redação. Na terceira prova, dia 14, foi a vez das 20 questões de múltipla escolha e 10 dissertativas de Matemática. Os candidatos tiveram um tempo máximo de 4 horas para a realização de cada uma.
Mudanças no vestibular
O processo seletivo 2018 do ITA sofreu mudanças significativas este ano. Agora, os vestibulandos de Engenharia não farão mais um mesmo processo seletivo para as vagas ordinárias (destinadas a candidatos que não tenham interesse na área militar) e as privativas (para aqueles que desejam ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira). Os estudantes tiveram que escolher entre uma das duas modalidades durante o ato de inscrição.
Com a mudança, a instituição já afirmou que, das 110 vagas disponibilizadas, 85 serão ordinárias e 25 privativas. Até o ano passado, não havia limite de vagas por modalidade, dando a opção ao aluno de decidir qual curso fazer somente depois de ser classificado.
Além da mudança na relação candidato/vaga, o instituto divulgou que o seu processo seletivo passará a cobrar a leitura de três obras literárias. Será uma pergunta para cada livro, sendo que a seção de Literatura Brasileira da prova contará com seis questões. As outras três abordarão poemas brasileiros.
As obras literárias são:
- Senhora, de José de Alencar;
- Quincas Borba, de Machado de Assis;
- São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Para mais informações, acesse www.vestibular.ita.br