logo-ge

Aulas recomeçam em algumas unidades acadêmicas da Uerj

Calendário acadêmico ainda será definido

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) retoma suas atividades a partir desta segunda-feira (21), dando início ao ano letivo de 2017.

Em entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, o reitor Ruy Garcia Marques falou que só alguns cursos começaram a ter aulas. Entre eles estão medicina, direito, engenharia e ciências sociais. Alguns, como administração, deverão voltar no próximo dia 23, enquanto outros não têm previsão de retomada.

Além disso, o calendário acadêmico será definido na próxima sessão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CSEPE), ainda sem data estabelecida.

A decisão, divulgada em nota, foi tomada após reunião do Fórum de Diretores das Unidades Acadêmicas, realizada na última sexta-feira (18). Segundo a reitoria, a instituição detém as “condições mínimas” para o início das aulas, embora a situação não esteja completamente normalizada.

A universidade destaca que, “em sua maioria”, as pendências foram atendidas, porém falta regularizar o pagamento do décimo terceiro salário de 2016 e de algumas modalidades de bolsas, assim como os pagamentos de professores substitutos e das empresas contratadas. O restaurante universitário também não foi reaberto.

A justificativa apontada para a retomada das atividades foi não prejudicar ainda mais os alunos e os estudantes que estão buscando a Uerj por meio do Vestibular/2018.

No começo do mês, a universidade decidiu adiar por tempo indeterminado o início do ano letivo de 2017 devido às condições precárias de manutenção e aos atrasos nos pagamentos de alunos bolsistas, empresas terceirizadas e salários de funcionários e professores pelo Governo do Estado.