Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Cloroquina, Pantera Negra e Emicida: o que apareceu na Fuvest 2022

Veja os temas que se destacaram na primeira fase da prova, que aconteceu neste domingo (12)

Por Giulia Gianolla Atualizado em 12 dez 2021, 19h09 - Publicado em 12 dez 2021, 17h38

A primeira fase da Fuvest 2022 foi aplicada neste domingo (12). A prova é a principal porta de entrada para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor universidade da América Latina. A etapa de hoje contou com 90 questões de múltipla escolha em 5 horas de exame. Diferente do Enem, a prova de hoje trouxe temas que dialogavam com acontecimentos recentes. Dentro os assuntos abordados, se destacam a vacinação, a função da cloroquina, uma citação ao filme Pantera Negra, da Marvel, e a canção Pantera Negra, do cantor Emicida.

Ingrid Novais Pereira, candidata em busca de uma vaga em Direito, cita que o tema da pandemia apareceu em uma questão, que mostrava três mapas de uma região, comparando a quantidade de vacinados, o Índice de Desenvolvimento Humano e um outro gráfico com o impacto da vacinação em diferentes regiões.

Sobre a citação do herói da Marvel, Pantera Negra, Ingrid diz que a questão abordava os efeitos da erva mostrada no filme sobre o personagem. Com referências familiares aos fãs, citava o vibranium (metal inventado no universo cinematográfico da Marvel) e o impacto hipotético dele no uso da erva.

Fernando Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, também fez a prova e cita uma questão que abordava o perigo do uso da cloroquina em casos de malária. “Pessoas com deficiência na produção da enzima G6PD podem desenvolver anemia hemolítica se tiverem contato com cloroquina ou primaquina no tratamento”, explica ele. Outro tema que não apareceu no Enem, mas foi abordado na prova deste domingo, segundo o professor, foi a ditadura militar de 1964. “Uma questão que citava a mudança na noção de ditatura ao longo da História trazia um item que dizia que em 1964 ocorreu uma ditadura no Brasil”, diz Fernando.

O professor identificou o tema da Covid-19 em três questões e cita também uma música do Emicida, “Pantera Negra”, relacionada também ao filme de mesmo nome, que apareceu na prova em uma questão sobre a guerra civil de Ruanda.

Continua após a publicidade

Fernando acredita que a Fuvest quis passar um recado com a prova: “Vacina salva vidas, cloroquina pode matar e, em 1964, houve ditadura no Brasil”, conclui.

*Esta reportagem está em atualização!

Acompanhe a cobertura da Fuvest feita pelo Guia do Estudante:

– Acesse o Gabarito oficial da prova a partir das 19h. 

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade