logo-ge

Como conseguir uma bolsa de estudos para a faculdade?

Confira cinco maneiras de obter descontos em universidades particulares

Arcar com os custos de uma faculdade privada não é fácil, especialmente em uma época de crise, em que as mensalidades podem pesar ainda mais no seu orçamento ou da sua família. Mas não é por que a grana está curta em casa que você precisa adiar o sonho de fazer uma graduação. Nesse caso, vale a pena tentar uma bolsa de estudos. Veja a seguir cinco formas de conseguir uma.

Guia do Estudante Bolsas
O portal lançado este ano pelo GE reúne descontos e bolsas de estudos em mais de 900 instituições de ensino superior de todo o Brasil. Não é preciso comprovar renda, basta fazer a inscrição na faculdade por meio do site e já ter acesso ao desconto.
Saiba mais: bolsas.guiadoestudante.com.br

>> Conheça cursos superiores estrelados pelo Guia do Estudante que oferecem bons descontos!

Prouni
Este é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em instituições privadas de ensino, a estudantes de baixa renda. É o maior do país. Existem algumas exigências para participar, como ter estudado em escola pública (ou particular como bolsista integral), ter feito o último Enem e tirado a nota mínima exigida pelo MEC.
Saiba mais: siteprouni.mec.gov.br

Programas estaduais
A Secretaria de Educação de alguns estados possui programas de bolsas de estudos. Em São Paulo, por exemplo, há o Bolsa Universidade e no Rio Grande do Sul, o Procred. Informe-se no seu estado se há algum projeto parecido.

Bolsas institucionais
Concedidas pelas próprias instituições de ensino, as bolsas podem ser oferecidas por razões sociais ou por mérito – o estudante teve notas altas no Enem, por exemplo. Verifique na sua universidade de existe algum benefício do tipo.

Faculdades filantrópicas
Como recebem incentivos fiscais, instituições sem fins lucrativos devem disponibilizar bolsas de estudos a estudantes carentes. Os pré-requisitos são definidos pelas próprias instituições, mas geralmente estão relacionados à situação econômica dos candidatos. Para saber quais faculdades são filantrópicas, acesse o site da Abruc.

Fundação Estudar
Esta instituição, que não tem fins lucrativos, seleciona jovens talentos para estudar em universidades reconhecidas do Brasil e do exterior. Para ser selecionado, é preciso passar por sete etapas e corresponder a todos os pré-requisitos. As bolsas são dadas por mérito, ou seja, o aluno precisa mostrar excelência acadêmica.
Saiba mais: www.estudar.org.br

Bolsa X financiamento estudantil

A bolsa de estudos é um desconto integral ou parcial no valor da mensalidade. É uma doação da instituição de ensino, ou seja, o benefício não precisa ser pago depois.
O financiamento é diferente: trata-se de um empréstimo para o estudante pagar as mensalidades até acabar os estudos, com juros geralmente mais baixos que os do mercado. O número de prestações e a forma de pagamento são definidos em contrato. O FIES, do governo federal, é o maior fundo de financiamento do país, com 2,3 milhões de universitários beneficiados desde 2001.