Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Como é calculada a nota da Fuvest?

Resumimos o processo para que você entenda quanto vale cada prova e como se chega à nota final antes da tão aguardada lista de aprovados

Por Julia Di Spagna 24 fev 2021, 16h21

Quem prestou a prova da Fuvest este ano e passou para a segunda fase vai precisar segurar a ansiedade até o dia 19 de março, quando a lista da primeira chamada será divulgada. Nesse meio tempo, é normal tentar lembrar das suas respostas, procurar as resoluções dos cursinhos, as análises de especialistas e discutir o exame com os amigos. Mas, para saber com mais precisão qual será sua nota, é preciso saber como ela é calculada pela Fuvest, já que isso interfere diretamente no resultado.

Para quem ainda não prestou a prova, também é válido conferir como esse cálculo é feito. Assim, você consegue entender melhor a importância da redação, das matérias específicas e como um bom resultado logo na primeira fase também pode ajudar lá na frente.

O valor de cada prova

Na primeira fase não tem muito segredo. São 90 questões e cada uma vale um ponto. 

Já a primeira prova da segunda fase tem duas partes: as 10 questões de Português mais a Redação. As questões têm o mesmo peso e totalizam 50 pontos. A redação, por si só, também vale 50 pontos. Ou seja, essa etapa vale 100 pontos.

No segundo dia da segunda fase, são 12 questões de mesmo valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida, que também devem totalizar 100 pontos.

Vale destacar que algumas carreiras exigem uma prova de Habilidades Específicas na segunda fase. Ela varia de formato conforme a área escolhida, vale 100 pontos e tem caráter eliminatório e classificatório, de forma que passam nessa etapa os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50%.

Como fazer os cálculos

Não se preocupe. Aqui tudo se resolve com algumas regras de três.

Primeira fase 

Como explicamos anteriormente, são 90 pontos em jogo. Mas essa etapa deve valer 100 pontos, então é necessário uma regra de três para chegarmos à verdadeira nota que será considerada no final. Exemplo: se um candidato tira 70 pontos, devemos fazer a conta:

Continua após a publicidade
  • 100 x 70/90 = 77,77

Segunda fase

No primeiro dia, como já comentamos, a prova de Português e a redação valem 50 pontos cada, totalizando 100.

Já no segundo dia, são 12 questões e cada uma varia de zero a cinco, totalizando apenas 60 pontos. Para a prova também valer 100, o valor obtido pelo candidato, assim como na primeira fase, passa por uma regra de três.

Exemplo: se o candidato tirar 45, o cálculo deve ser: 

  • 45 x 100/60 = 75
  • Redação

    Nessa etapa, que passa por dois avaliadores, três questões são consideradas:

    1. Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo;
    2. Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto;
    3. Correção gramatical e adequação vocabular.

    Cada avaliador deve atribuir para cada aspecto uma nota de um a cinco.  

    Se a avaliação atribuída pelos dois avaliadores a um determinado aspecto divergir em 1 ponto, valerá a média das duas notas. Se a discrepância entre os dois exceder 1 ponto, a redação passará por uma terceira avaliação, que definirá qual das duas notas é a mais adequada ou se cabe atribuir uma terceira nota.  

    Os pontos atribuídos a cada aspecto serão multiplicados por quatro, três e três, respectivamente, obtendo-se, assim, uma nota que pode chegar a 50 pontos.  

    Nota final

    A nota final na carreira (NFC) será a média aritmética entre as seguintes notas: da primeira fase (F1), dos dois dias da segunda fase (D1 e D2) e, dependendo da carreira, a prova de Habilidades Específicas. 

    1. a) NFC=(F1+D1+D2)/3, quando não houver prova de Habilidades Específicas na Carreira;
    2. b) NFC=(F1+D1+D2+2xHE)/5, quando houver prova de Habilidades Específicas na Carreira.

    Para concluir, a nota final será convertida para uma escala de 1000 pontos e arredondada até a segunda casa decimal.

    Continua após a publicidade
    Publicidade