Como é o Provão Paulista? Veja novas datas, horário, redação, o que levar
Nova prova oferecerá mais de 15 mil vagas na USP, Unicamp, Unesp, Fatecs e Univesp. Veja aqui tudo sobre o exame: o que cai, documentos, resultados
O Provão Paulista é a nova modalidade de ingresso das três principais universidades de São Paulo. O vestibular, que funciona em um esquema seriado ao longo dos anos, oferece vagas para a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), além das Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Esta edição será a primeira do exame, com cerca de 15 mil vagas e 1,2 milhões de inscritos – todos estudantes da rede de ensino municipal e estadual. Apenas 1.700 estudantes não são do estado de São Paulo.
+ Provão Paulista: datas e regras do novo vestibular da USP, Unesp e Unicamp
O vestibular, inicialmente marcado para os dias 28, 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, foi adiado em virtude de greves que afetarão o funcionamento de trens e metrôs da capital paulista. Em anúncio na última sexta-feira (24), o governo de São Paulo avisou que a prova foi remarcada para os dias 29 e 30 de novembro, e 1º e 4º de dezembro (veja mais adiante a relação de datas para cada série).
Confira a relação de vagas para cada universidade participante:
- Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatecs): 10.000 vagas;
- Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): 2.620 vagas;
- Universidade de São Paulo (USP): 1.500 vagas;
- Universidade Estadual Paulista (Unesp): 934 vagas;
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 325 vagas.
Vestibular seriado
O principal diferencial do Provão Paulista é o seu caráter seriado. Isto é, em três anos, o estudante que tiver realizado a prova em seu 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio terá uma nota média das três provas calculada automaticamente e, com ela, poderá pleitear vagas nas três universidades. Assim, não será necessário realizar os vestibulares individuais de cada uma, caso prefira. Em 2023, o resultado do Provão Paulista dos estudantes do 3º ano será composto apenas pela nota alcançada este ano, que poderá ser usada na busca por uma vaga.
A partir do ano que vem, quem está hoje no 2º ano do Ensino Médio terá seu resultado calculado a partir da média de duas provas: a nota deste ano, mais a de 2024. Já quem está hoje matriculado no 1º ano, vai ter feito em 2025, o ano em que se forma no Ensino Médio, três edições do Provão Paulista para calcular sua nota final: os exames aplicados em 2023, 2024 2 2025.
Provão Paulista: datas, horários e locais de prova
As provas acontecem nos dias 29 e 30 de novembro, e 1º e 4 de dezembro. É importante o candidato se atentar ao dia exato que fará as provas. Veja abaixo o novo calendário com a divisão:
- Alunos do 3º ano do Ensino Médio: 29 e 30 de novembro, das 8h às 12h;
- Alunos do 2º ano do Ensino Médio: 1º e 4 de dezembro, das 8h às 12h;
- Alunos do 1º ano do Ensino Médio: 1º e 4 de dezembro, das 14h às 16h.
A grande maioria dos inscritos fará a prova na própria escola onde estuda. Ainda assim, a recomendação é checar o Cartão de Convocação acessando a Área do Estudante para conferir o endereço – principalmente, os candidatos que não são de São Paulo.
Os portões serão fechados 15 minutos antes do início das provas. Assim, os alunos do 2º e 3º devem chegar até as 7h45, e os do 1º ano, até as 13h45, no Horário de Brasília.
O horário mínimo de permanência em sala é de 2 horas.
Como será a prova
O esquema seriado é uma forma de diminuir a pressão sobre os estudantes e evitar o estresse do vestibular anual tradicional. Diluindo o vestibular em três partes, os alunos vão construindo sua nota gradualmente, com as provas de cada ano abordando somente os conteúdos vistos no ano vigente de estudos. Ou seja, para o provão aplicado ao 1º ano do Ensino Médio, por exemplo, somente serão cobrados os conteúdos aprendidos no 1º ano.
As provas são compostas por 90 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta. Para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, soma-se às questões, a produção de uma redação dissertativa-argumentativa sobre um dado tema.
A divisão de disciplinas ocorre da seguinte forma:
- 20 questões de Língua Portuguesa;
- 20 questões de Matemática;
- 8 questões de Física;
- 8 questões de Química;
- 8 questões de Biologia;
- 7 questões de História;
- 7 questões de Geografia;
- 4 questões de Sociologia;
- 4 questões de Filosofia;
- 4 questões de Língua Inglesa.
São dois dias prova. As disciplinas são dividas em dois grupos, cada grupo aplicado em um dia diferente – de maneira semelhante ao que ocorre nas provas do Enem.
- 1º dia de prova: cadernos de Língua Portuguesa e suas Tecnologias, Língua Inglesa, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- 2º dia de prova: cadernos de Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, e (somente para os alunos do 3º ano do Ensino Médio) uma redação dissertativa-argumentativa.
Em 2023, a nota dos alunos do 3º ano do Ensino Médio será composta por 80% da prova de múltipla escolha e 20% a nota da redação.
O que levar para o Provão Paulista
Nos dias de prova, os candidatos devem portar consigo somente um documento de identidade original com foto, e uma caneta esferográfica transparente com tinta de cor PRETA.
Segundo o edital, são considerados documentos de identidade:
- Carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação, pelas Polícias Militares e pelos Corpos de Bombeiros Militares;
- Carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.);
- Passaporte;
- Certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público;
- Carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto);
- Carteira de identificação para a Pessoa com Deficiência – CIPD;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
- Documentos digitais específicos, sendo eles o e-Título, a CNH digital e o RG digital, todos em aplicativos oficiais.
Não serão aceitas cópias de documentos, nem mesmo as autenticadas.
O que pode eliminar o candidato no Provão Paulista
Será eliminado – e a nota automaticamente anulada – do Provão Paulista o candidato que:
- Não comparecer em um dos dois dias de prova;
- Obtiver nota zero em uma das provas;
- Obtiver nota inferior a 20% do valor máximo da redação;
- Utilizar aparelhos eletrônicos durante a prova;
- Descumprir orientações do fiscal e/ou previstas pelo edital.
Resultado do Provão Paulista
A divulgação do resultado do Provão Paulista está prevista para o dia 26 de janeiro de 2024.
A classificação final dos candidatos será publicada no Portal da Fundação Vunesp. Serão três listagens conjuntas, após a terceira chamada, cada instituição publicará sua própria lista.
Calendário completo Provão Paulista
29 e 30 de novembro: Provão Paulista III – para os alunos do 3º ano do Ensino Médio;
1º e 4 de dezembro: Provão Paulista II – para os alunos do 2º ano do Ensino Médio;
1º e 4 de dezembro: Provão Paulista I – para os alunos do 1º ano do Ensino Médio;
7 de dezembro: divulgação do gabarito, a partir das 20h, horário de Brasília;
26 de janeiro de 2024: previsão de divulgação do resultado final.
Mais informações sobre o Provão Paulista você encontra no edital do vestibular.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.