Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Provão Paulista: datas e regras do novo vestibular da USP, Unesp e Unicamp

Candidatos de outros estados precisam se inscrever até 6 de outubro; veja como será o novo vestibular seriado para estudantes das escolas públicas

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 3 out 2023, 10h43 - Publicado em 2 out 2023, 18h12

O Provão Paulista, nova modalidade de vestibular seriado para a USP, Unesp e Unicamp está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (6)! As regras e principais datas do exame foram divulgados em edital na última sexta-feira (29), que detalhou também os conteúdos que serão cobrados e quem pode participar. As inscrições, que podem ser feitas pelo site do Provão, só são necessárias para estudantes de escolas públicas dos demais estados brasileiros – os que cursam o Ensino Médio na rede estadual de São Paulo ou nas Etecs estão automaticamente inscritos.

Além das três maiores universidades paulistas, o Provão também dará acesso à Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) e às Fatecs (Faculdades de Tecnologia). A nova modalidade de ingresso foi pensada em conjunto pelos dirigentes das universidades e pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo com o objetivo de aumentar o ingresso de alunos das escolas públicas nestas instituições.

Quem pode participar

O Provão Paulista é um vestibular seriado criado exclusivamente para estudantes de Ensino Médio das escolas públicas que desejam ingressar nas universidades estaduais de São Paulo mencionadas acima. Sendo assim, estudantes de escolas particulares não podem participar do exame.

Os alunos que estudam na rede estadual e municipal do Estado de São Paulo e nas escolas técnicas do estado não precisam realizar a inscrição para participar do vestibular. Eles estão automaticamente inscritos e farão a prova na mesma escola em que estudam.

Já os alunos de escolas públicas de outros estados do Brasil precisam fazer a inscrição, gratuitamente, no site do Provão até as 18h do dia 6 de outubro. Durante a inscrição, eles precisam ter em mãos o número do CPF; o código do Inep da escola em que estão matriculados; um comprovante de matrícula; uma foto segurando o documento de identidade; dados pessoais e eventuais documentos que comprovem necessidade de atendimento especial.

Continua após a publicidade

O local de prova dos candidatos de outros estados estará disponível no Cartão de Confirmação, que será divulgado no site da Secretaria de Educação de SP a partir de 30 de outubro.

Como serão as provas

As provas do vestibular seriado terão como referência o currículo paulista e a matriz de avaliação do Enem – o que, na prática, engloba os assuntos tradicionalmente ensinados durante essa etapa de ensino. Os alunos do primeiro ano do Ensino Médio realizarão uma prova com os conteúdos vistos por eles até o final do ano vigente, e assim por diante.

Nesta primeira edição do Provão, os candidatos que já estão no terceiro ano também poderão participar do vestibular, mas sua nota final será composta apenas pela prova deste ano. Já os alunos que estão no segundo ano realizam a prova nesta edição e na próxima – sendo a nota final uma média das duas aplicações.

Apenas os alunos que cursam em 2023 o primeiro ano do Ensino Médio terão a experiência completa do vestibular seriado, realizando três provas que terão a nota somada no final de 2025.

Continua após a publicidade

Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 30 de outubro e 1 de novembro, para os estudantes do terceiro ano, 4 e 5 de dezembro, para os estudantes do segundo e primeiro ano. Confira quais provas serão aplicadas por dia:

calendário de aplicação provão paulista
(Governo do estado de São Paulo/Reprodução)

Ao todo, os candidatos responderão a 48 questões no primeiro dia de aplicação e 42 no segundo dia – além de uma dissertação, para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.

Vagas ofertadas

Nesta edição do Provão Paulista, serão ofertadas 15.369 vagas distribuídas da seguinte forma entre as universidades participantes:

Continua após a publicidade
  • 1.500 para a USP;
  • 934 para a Unesp;
  • 325 para a Unicamp;
  • 2.620 vagas para a Univesp; e
  • 10.000 vagas para as Fatecs;

Os candidatos inscritos também concorrerão às vagas em quatro grupos (modalidades) diferentes:

Grupo A: Candidato da rede de ensino pública do Estado de São Paulo, excluindo as unidades do Centro Paula Souza e qualquer outra unidade que não esteja sob a gestão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Grupo B: Candidatos das instituições ou redes públicas municipais, estaduais e distrital – de outros estados

Grupo C: Candidato das Escolas Técnicas (Etecs) do Centro Paula Souza

Continua após a publicidade

Grupo D: Candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, conforme a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas)

Calendário Provão Paulista 2024

Inscrições no vestibular para estudantes de outros estados: 29 de setembro a 6 de outubro

Divulgação do Cartão de Inscrição com local de prova: 30 de outubro a 3 de novembro

Período para escolha de cursos: 1 a 15 de novembro

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Aplicação da prova para candidatos do 3º ano: 30 de novembro e 1 de dezembro

Aplicação da prova para candidatos do 1º e 2º ano: 4 e 5 de dezembro

Divulgação do gabarito: 7 de dezembro

Resultado final e primeira chamada: 26 de janeiro

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Provão Paulista: datas e regras do novo vestibular da USP, Unesp e Unicamp
Universidades
Provão Paulista: datas e regras do novo vestibular da USP, Unesp e Unicamp
Candidatos de outros estados precisam se inscrever até 6 de outubro; veja como será o novo vestibular seriado para estudantes das escolas públicas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.