logo-ge

Como escolher uma universidade usando rankings e avaliações

Aprenda a usar os indicadores do Ministério da Educação e a Avaliação do Guia do Estudante para encontrar uma instituição de qualidade

 

Claro que quase todo mundo quer estudar numa universidade pública. Além de ser gratuita, em geral, elas são as que oferecem os melhores cursos.

Mas se não rolou de você entrar numa instituição federal ou estadual ou está em dúvida entre duas ou mais faculdades, faça aqui esse tira-teima para ver qual delas leva a melhor.

Veja também

 

Veja se o curso da instituição ou das instituições que você tem interesse recebeu estrelas da Avaliação do Guia do Estudante de 2016. Três estrelas significa bom; quatro, muito bom; e cinco, excelente.

Você confere isso digitando o nome do curso na busca (a lupa na tarja superior azul) e depois filtrando “por localização”, “por tipo de instituição” (privada, por exemplo) e “por melhores avaliados pelo GE” (clique em 3, 4 ou 5 estrelas).

A Avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita com mais de 8 mil professores e coordenadores de curso de todo o país. Eles emitem conceitos que permitem classificar as graduações em boas, muito boas e excelentes.

 

  • Conceitos do Ministério da Educação

Aqui você pode fazer  três checagens: descobrir o conceito (nota) geral da instituição (IGC), o conceito específico do curso (CPC) e nota dos estudantes no Enade.

Todos eles variam de 1 (menor valor)  a 5 (maior valor).

Para consultar os três, o caminho é o mesmo:

  • Acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do MEC, na página específica sobre Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
  • No menu à esquerda, você encontra os indicadores .Clique em cada um para baixar os arquivos (excel) correspondentes.

IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) mostra a qualidade da instituição como um todo. Ele é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e de pós-gradução (mestrado e doutorado).

No arquivo, localize a instituição que está pesquisando e consulte o conceito na última coluna (IGC faixa).

CPC

O Conceito Preliminar de Curso é uma espécie de raio-X dos cursos de graduação, pois considera vários indicadores de qualidade, como o desempenho dos estudantes no Enade, a titulação e o regime de trabalho dos professores (se são mestre ou doutores e se têm dedicação integral) e percepção dos alunos quanto à infraestrutura do curso e a qualidade da formação que recebem.

 Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes mostra a qualidade do curso por meio do desempenho de seus estudantes. A prova é aplicada anualmente aos alunos que estão concluindo o curso.

Quanto ao CPC e ao Enade, primeiro você deve saber qual é o grupo ao qual pertence o curso que está procurando para ver qual é o ano do arquivo que deve baixar (pois eles são divididos em três áreas e cada área é avaliada em um ano):

2012: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Turismo; que conferem diploma de tecnólogo em: Gestão Comercial; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Logística; Marketing; Processos Gerenciais.

2013: Cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia; que conferem diploma de tecnólogo em: Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

2014: cursos que: conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; e Engenharia.

Aí é só localizar o curso e a instituição e ver o conceito nas últimas colunas (CPC faixa e Conceito Enade faixa).

Observação: Algumas instituições ou cursos podem não ter disponível o CPC. Isso ocorre, em geral, quando faltou um dos componentes para calcular o indicador. O Enade, por exemplo, não é obrigatório para as universidades estaduais, como é o caso da USP.