Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Como ingressar em uma universidade pública?

Saiba mais sobre os programas de inclusão social nas universidades públicas do país

Por Gabriela Portilho Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 31 ago 2014, 11h25

Há quem diga que os jovens não se interessam por políticas públicas. Mas o bate-papo sobre Como ingressar numa Universidade Pública, com a editora do Guia do Estudante Lisandra Matias, lotou hoje o auditório da Feira Guia do Estudante 2014.
Lisandra conversou com estudantes sobre os programas de inclusão social e a distribuição de cotas nas universidades públicas do país. A editora explicou tanto os programas federais, quanto os programas específicos das principais universidades. No Brasil, hoje, 163 das 2050 instituições de ensino superior oferecem algum destes programas.

A USP, uma das mais procuradas pelos alunos, por exemplo, possui o Inclusp e o Pasusp. No Inclusp, os alunos que cursaram o Ensino Médio integralmente em rede pública recebem 12% de bônus na primeira fase do vestibular da instituição.

Já aqueles que cursaram o Ensino Médio e também o Ensino Fundamental na rede pública ganham um bônus maior, de 15%. Mas para os bônus valerem é preciso pontuar ao menos 27 questões na primeira fase.

Já o Pasusp, uma alternativa para aqueles alunos do Ensino Médio que querem ingressar na Universidade de São Paulo, é uma avaliação seriada, ou seja, um sistema que avalia os alunos de escola pública, bonificando-os por seu desempenho no vestibular a partir do segundo ano do Ensino Médio. Além disso, tanto no Inclusp quanto no Pasusp, o bônus é estendido para os alunos que se declararem pretos, pardos ou indígenas na hora da inscrição.

Lisandra explicou o funcionamento das cotas ou bonificação em detalhes para os vestibulares da Unesp e Unicamp e citou outras universidades que aderiram às cotas, como IFSP, UFABC, Ufscar e Unifesp. A editora ainda lembrou dos programas SISU e Prouni, que auxiliam alunos de baixa renda a ingressarem em universidades particulares e recomenda: “Não importa qual faculdade vocês escolham, busquem sempre saber se há programas de inclusão, ou modos de financiamento que ajudem a custear os seus estudos”.

Continua após a publicidade

 

>> Veja a programação completa 

>> Veja como baixar o aplicativo da Feira

 

A Feira GE

A Feira acaba neste domingo (31) e rola das 9 às 19h, em São Paulo. O local é o Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, na avenida Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme (CEP 02055-000). O sistema de inscrições pela internet já está fechado, mas é possível se inscrever diretamente no evento. Quem já se inscreveu, mas não conseguiu imprimir a credencial também pode fazer isso no local – basta informar o número de seu CPF.

Continua após a publicidade

Publicidade