Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Como ingressar em uma universidade pública?

Saiba mais sobre os programas de inclusão social nas universidades públicas do país

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h39 - Publicado em 31 ago 2014, 11h25

Há quem diga que os jovens não se interessam por políticas públicas. Mas o bate-papo sobre Como ingressar numa Universidade Pública, com a editora do Guia do Estudante Lisandra Matias, lotou hoje o auditório da Feira Guia do Estudante 2014.
Lisandra conversou com estudantes sobre os programas de inclusão social e a distribuição de cotas nas universidades públicas do país. A editora explicou tanto os programas federais, quanto os programas específicos das principais universidades. No Brasil, hoje, 163 das 2050 instituições de ensino superior oferecem algum destes programas.

A USP, uma das mais procuradas pelos alunos, por exemplo, possui o Inclusp e o Pasusp. No Inclusp, os alunos que cursaram o Ensino Médio integralmente em rede pública recebem 12% de bônus na primeira fase do vestibular da instituição.

Já aqueles que cursaram o Ensino Médio e também o Ensino Fundamental na rede pública ganham um bônus maior, de 15%. Mas para os bônus valerem é preciso pontuar ao menos 27 questões na primeira fase.

Já o Pasusp, uma alternativa para aqueles alunos do Ensino Médio que querem ingressar na Universidade de São Paulo, é uma avaliação seriada, ou seja, um sistema que avalia os alunos de escola pública, bonificando-os por seu desempenho no vestibular a partir do segundo ano do Ensino Médio. Além disso, tanto no Inclusp quanto no Pasusp, o bônus é estendido para os alunos que se declararem pretos, pardos ou indígenas na hora da inscrição.

Continua após a publicidade

Lisandra explicou o funcionamento das cotas ou bonificação em detalhes para os vestibulares da Unesp e Unicamp e citou outras universidades que aderiram às cotas, como IFSP, UFABC, Ufscar e Unifesp. A editora ainda lembrou dos programas SISU e Prouni, que auxiliam alunos de baixa renda a ingressarem em universidades particulares e recomenda: “Não importa qual faculdade vocês escolham, busquem sempre saber se há programas de inclusão, ou modos de financiamento que ajudem a custear os seus estudos”.

 

>> Veja a programação completa 

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

>> Veja como baixar o aplicativo da Feira

 

A Feira GE

A Feira acaba neste domingo (31) e rola das 9 às 19h, em São Paulo. O local é o Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, na avenida Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme (CEP 02055-000). O sistema de inscrições pela internet já está fechado, mas é possível se inscrever diretamente no evento. Quem já se inscreveu, mas não conseguiu imprimir a credencial também pode fazer isso no local – basta informar o número de seu CPF.

Publicidade
Como ingressar em uma universidade pública?
Universidades
Como ingressar em uma universidade pública?
Saiba mais sobre os programas de inclusão social nas universidades públicas do país

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.