logo-ge

Como se preparar às vésperas da Fuvest 2018

Veja o que você precisa saber sobre a prova e como manter o foco e a calma no último dia

African Man Studying In A Library

O grande dia está chegando! Neste domingo (26), 137.581 candidatos realizarão a primeira fase do maior vestibular do Brasil (sem contar o Enem!): a prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP). 

Estão em jogo 8.402 vagas distribuídas em 182 cursos de graduação. Outras 2.745 vagas na USP são disponibilizadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano, o vestibular conta com novidades, como a inclusão de duas novas graduações: Medicina, em Bauru, e Biotecnologia, em São Paulo, bem como a reserva de vagas para alunos de escolas públicas e para os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Sabemos que, para quem ficou estudando o ano inteiro, esse é um momento bem decisivo e tenso. Mas, antes de mais nada, relaxe! O dia da prova é só mais um dia na sua vida. Um dia muito importante, mas que vai passar e a vida vai continuar. Por isso, é fundamental que você tente manter a calma e procure relaxar e descansar. Separamos algumas dicas para conter o nervosismo e para se preparar às vésperas do exame. Confira!

Na véspera

Descanso
Aproveite o dia para descansar e durma cedo. Nada de balada e computador ou celular até de madrugada.
– Não estude nem revise o conteúdo horas antes da prova. Isso só vai deixá-lo estressado e com a mente sobrecarregada. Você não vai aprender nada novo, acredite!
– Se você sente a necessidade de ainda ficar perto dos livros, opte por ler resumos. Tópicos mais visuais (tabelas, mapas, linhas do tempo) também valem. Mas confie em tudo o que você já aprendeu durante o ano.

Planejamento
Visite o local de prova e decida já se você vai de carro ou transporte público. Veja bem onde pode parar o carro, qual ônibus pegar e programe quanto tempo de antecedência é necessário para sair de casa, levando em conta que você deverá chegar uma hora antes do início da prova. É importante lembrar que, no dia, as proximidades da prova poderão estar com muito trânsito.

Separe a documentação e o material necessários e não esqueça de conferir o que pode ou não levar (veja na tabela abaixo).

O que você precisa saber para a primeira fase da Fuvest 2018
Como é a prova? A prova primeira fase da Fuvest tem duração máxima de 5 horas, com início às 13h (horário de Brasília). São 90 questões de Conhecimentos Gerais, ministrados no Ensino Médio, envolvendo Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Inglês e interdisciplinares.
O que é obrigatório levar? Na primeira fase, é indispensável que o candidato apresente o original do documento de identidade (RG). Além disso, é obrigatório o uso de caneta azul ou preta na prova. O candidato pode, também, levar lápis ou lapiseira (apenas para rascunho), borracha, apontador, régua e compasso. Alimentos e bebidas também são permitidos.
O que não pode levar? A Fuvest proíbe, na prova, equipamentos eletrônicos como calculadora, celular, computador, tablet, qualquer reprodutor de áudio, máquina fotográfica, filmadora, entre outros. Além disso, não são permitidos qualquer tipo de material impresso, corretivos, canetas que não sejam esferográficas. Na vestimenta, não é permitido usar relógio, gorro, boné, chapéu ou similares.
Quando sairão os resultados? E a segunda fase? A lista de convocados para a segunda fase será divulgada no dia 18 de dezembro. Os locais de prova também serão liberados para consulta no mesmo dia (atenção: eles não são necessariamente os mesmos da primeira fase). A segunda fase vai acontecer entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2018. A primeira chamada sairá no dia 2 de fevereiro.

O que fazer no dia da prova

Sono e alimentação
– Acorde num horário em que você consiga se arrumar, comer e ainda dê tempo de chegar ao local (não precisa madrugar, mas também não precisa sair de pijama para a prova).
– Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia. Evite comidas gordurosas, que podem provocar mal estar. Não esqueça de separar o lanche para a hora da prova e a garrafa de água.

O que vestir e levar
Cheque a previsão do tempo e verifique que tipo de roupa deverá vestir para que o clima não o incomode. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto.
– Antes de sair de casa, dê uma última conferida no material que separou no dia anterior. Veja se está levando tudo que precisa ou se não está portando algum material que não seja permitido.

Horário
Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados.
– Planeje bem! Lembre-se de deixar uma margem de tempo de folga na chegada. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Mas, se chegar atrasado…
O recomendado é chegar uma hora antes do início da prova. Nas provas da Fuvest, os portões se abrem às 12h30.

Pausas
Reserve dois momentos de cinco a dez minutos para comer, se esticar e ir ao banheiro. As pausas são muito necessárias para que você retome o foco e a atenção que vão caindo ao longo do exame. Se você levanta um pouco e come alguma coisa, é como se estivesse entrando novamente para fazer a prova, impedindo o sono de vir.

Estudando de última hora? Foque no mais importante
Nós avisamos: estudar de última hora é perigoso e pode atrapalhar mais do que ajudar. Mas, se você quer mesmo pegar nos livros mais uma vez, ou acha que não vai conseguir ficar tranquilo se não estudar um pouco, nós separamos alguns links que podem realmente te dar uma mão nessa hora.Veja:
>> Saiba o que revisar e quais conteúdos mais caem
>> Treine com provas anteriores
>> Resumos e análises das obras obrigatórias